Notícias
A ação é uma parceria entre Águas de São Francisco do Sul e o Instituto Muhda, juntamente com a prefeitura de São Francisco do Sul
Neste sábado, dia 16 de setembro, será realizado a oficinas artísticas de tingimento natural e aplicação no artesanato na aldeia Guarani M’bya Laranjeiras, em São Francisco do Sul (SC). Para isso, os participantes serão orientados a preparar as peças utilizando leite de soja. Em paralelo, será montada a cartela de cores para aplicação e pintura dos tecidos, em formato painel (aproximadamente 1m x 1,5m). Este ciclo de formação é parte do projeto Cores da Terra, executado pelo Instituto Muhda e pela Águas de São Francisco do Sul. As oficinas serão realizadas das 14h às 17h
No sábado, dia 09 de setembro, foram iniciadas as oficinas artísticas de tingimento natural e aplicação no artesanato na aldeia. Na ocasião, cerca de 50 participantes – entre lideranças, artesãos, jovens e crianças – estiveram presentes no evento
Inicialmente, às foi realizada a exibição de um documentário, seguida de uma roda de conversa com os artesãos Guarani M’bya, para identificar as necessidades do território, as dificuldades para feitio do artesanato e os desejos da comunidade quanto à valorização da arte Guarani.
Logo após, foi realizado um passeio coletivo pela aldeia, para a coleta de espécies tintoriais, como o tradicional urucum, e de plantas locais com potencial tintorial, como a casca de goiabeira e a folha de penicilina.
Em seguida, os participantes fizeram os primeiros testes de pigmentação, que consistiu no método de infusão e fervura das plantas e na pintura livre em papel. O encerramento, contou com uma apresentação musical do coral da aldeia Laranjeiras.
Projeto Cores da Terra
O objetivo das oficinas do Cores da Terra é promover as condições e o ambiente para que aconteça a troca de saberes entre as oficineiras e as mulheres participantes. A produção artística das oficinas possui caráter coletivo e plural, orientada a partir de um diálogo que valorize os conhecimentos ancestrais transmitidos pelo povo Guarani Mbya na confecção dos artesanatos.
O propósito é que as participantes possam atuar como multiplicadoras de conhecimentos e técnicas de preparação de pigmentos naturais, tingimento e aplicação das tintas nas comunidades onde residem. Assim, a intenção é apoiar e dar visibilidade à causa indígena da região, estimular a prática do artesanato e reconhecer sua importância para a geração de renda da população indígena local.
Ao final do projeto, serão oferecidos três produtos culturais: dois eventos de exposição, em São Francisco do Sul, e em Florianópolis, respectivamente, e um catálogo de arte, para apresentar as peças produzidas pelas participantes durante as oficinas.
SOBRE A ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO DO SUL
Responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em São Francisco do Sul, a Águas de São Francisco do Sul, é uma empresa da Aegea Saneamento, umas das maiores companhias de saneamento do segmento privado no país. Com duração de 35 nos, o contrato de concessão dos serviços assinado em 2014 prevê a universalização dos serviços de água e esgoto no município.
SOBRE O INSTITUTO MUHDA
O Instituto Muhda é uma associação civil sem fins lucrativos sediada em Florianópolis (SC) que busca conquistar autonomias com resiliência e determinação, comungando sonhos e trabalhando em união. Enquanto movimento, os caminhos são orientados a partir de diretrizes que, como bússolas, norteiam as intenções do corpo coletivo do Muhda. São elas: soberania alimentar, saúde, educação, apoio às populações vulnerabilizadas, sustentabilidade e estímulo à arte e à cultura.
Na organização do Instituto, uma rede integrada se esforça para catalisar mudanças transformadoras a favor da vida, liderando iniciativas socioambientais que promovem diversas formas de autonomia. No coração da entidade, está um quadro de colaboradores e parceiros adeptos, com um coletivo de especialistas que abrangem vários campos do conhecimento. Para cada projeto distinto, são selecionados profissionais cujas habilidades se harmonizam e se complementam, alimentando uma visão integrada de suporte e ação impactante nos territórios tocados.