Notícias

Ver notícia

A preservação do meio ambiente é uma tarefa que começa com atitudes dentro de casa. Uma das mais importantes é o descarte correto do óleo de cozinha usado, pois apenas 1 litro do produto é capaz de poluir cerca de 20 mil litros de água. Para garantir os preparos dos alimentos, seja nos restaurantes e bares ou mesmo nas cozinhas caseiras, são produzidos no Brasil nove bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Porém menos de 1% dessa produção é descartada de forma correta. A quase totalidade do produto, depois de utilizado, é despejada no ralo da pia ou nas bocas de lobo pelas ruas. O resultado é uma série de danos ao meio ambiente.

Mas o óleo utilizado no preparo dos alimentos em São Francisco do Sul pode ter uma destinação mais nobre, deixando de poluir as águas. Desde o ano passado a cidade conta com o Programa de Olho no Óleo, para que a população possa fazer o descarte correto do óleo utilizado em suas cozinhas. O projeto é uma iniciativa da concessionária Águas de São Francisco do Sul em parceira com a prefeitura, Núcleo Social – grupo de instituições do município que está somando forças para promover o bem comum – e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, explica que o programa é uma importante iniciativa da concessionária para a preservação do meio ambiente e um compromisso de responsabilidade ambiental. Além disso, atende alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao doar seu óleo de fritura usado para o programa de Olho no Óleo, você também estará fazendo um ato de solidariedade contribuindo com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Indique para seus vizinhos ou amigos e conscientize as pessoas sobre a importância desta simples atitude. Entre os ODS atingidos com o programa estão 6 (Água e Saneamento) e 15 (vida terrestre).

O objetivo do de Olho no Óleo é reduzir o impacto do óleo de cozinha usado descartado indevidamente a céu aberto e nas redes de esgoto sanitário. Luiz Gustavo Marzollo analista de responsabilidade social da concessionária destaca que para dar o destino correto ao óleo usado, o programa colocou galões para a coleta do material em diferentes regiões da cidade (confira abaixo o endereço dos ecopontos).

Como fazer o descarte correto do óleo

Filtre o óleo
Após   utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar — sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.
*Armazenar em garrafas PETs
*Após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas do programa de Olho no óleo.

Pontos de coleta de óleo

Prefeitura de São Francisco do Sul
Endereço:
Prédio sede da Prefeitura – Praça Getúlio Vargas, 1
Centro
São Francisco do Sul (SC)

Gerência Vila da Glória
Endereço:
Rua Leão Ledoux  s nº
Vila da Glória
São Francisco do Sul (SC)

Diretoria dos Balneários:
Endereço:
Avenida Bogotá  s nº
Ubatuba
São Francisco do Sul (SC)

Gerência do Ervino
Endereço:
Rua Caramuru, s nº,
Ervino
São Francisco do Sul (SC)
Loja de Atendimento da Águas de São Francisco do Sul
Endereço
São Francisco Shopping, sala 22,
Rua Barão do Rio Branco, 377

Centro
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Endereço
Rua Coronel Oliveira, 204
Centro
Cras Majorca
Rua Herval do Oeste, s/n
Majorca
APAE
Rodovia Olívio Nóbrega, s/n,
Acarai

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...