Notícias

Ver notícia

Saúde e educação são constantemente evocadas quando a questão gira em torno das condições de vida. A interação entre elas independe de onde ocorre – constitui um caminho importante para a conquista da qualidade de vida. A construção de práticas pedagógicas relacionadas a essa interação é um grande desafio frente às demandas que as escolas enfrentam. Nesse ambiente, de acordo Everton Kanzeler, diretor da Escola Básica Municipal Ida Beatriz, de São Francisco do Sul, o Programa de Educação Socioambiental Saúde Nota 10 desenvolvido pela concessionária Águas de São Francisco do Sul tem um saldo extremamente positivo para os alunos.

O projeto, que já vinham sendo oferecido há três anos, passou por modificações devido à pandemia mundial que o planeta atravessa. Com um formato totalmente digital, o programa atende crianças do 4º ano do ensino fundamental da rede pública. Além do Ida Beatriz, também estão sendo atendidas pelo programa as escolas Rogério Zattar e João Dias, todas no bairro Ubatuba. Além do material digital, as escolas beneficiadas pelo projeto acabaram de receber o material de forma impressa para ser entregue aos estudantes.

O Saúde Nota 10 trabalha noções de consumo consciente e a importância da água tratada para a saúde de todos nós. “Além disso, com a chegada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba), foi abordado a importância do tratamento de esgoto como forma de evitar doenças que ainda atingem a nossa população”, acrescenta.

Luiz Gustavo Marzollo, biólogo e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de São Francisco do Sul, explica que os temas continuam focados na preservação ambiental, ecossistemas, importância da água para a vida na Terra e biomas. Em setembro o programa atendeu 150 estudantes, mas a expectativa é de que até o final do semestre sejam atendidos 450 alunos e envolvidos 30 professores no projeto.

“É importante trazer temas como esse para desenvolver, através dos jovens, o conhecimento na sociedade sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. Com ações como essa, conscientizamos nossos alunos e professores sobre a responsabilidade de cada um na preservação de onde vivemos”, destacou o biólogo.

Neste formato digital a cartilha Mundo Encanado é compartilhada com os alunos pela mesma plataforma onde eles assistem às aulas. No caso de São Francisco do Sul é a Class Room. “São atividades para colorir na versão impressa, vídeos educativos sobre saúde e saneamento e exercícios lúdicos que eles podem fazer em casa, neste momento de isolamento em que vivemos”, completa Gustavo.

Compartilhar:

Veja Também

PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul Saiba mais
PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul

Com diversos serviços em benefício da população, a Águas de São Francisco do Sul, uma empresa da holding Aegea, líder no setor privado de...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.