Notícias

Ver notícia

Saúde e educação são constantemente evocadas quando a questão gira em torno das condições de vida. A interação entre elas independe de onde ocorre – constitui um caminho importante para a conquista da qualidade de vida. A construção de práticas pedagógicas relacionadas a essa interação é um grande desafio frente às demandas que as escolas enfrentam. Nesse ambiente, de acordo Everton Kanzeler, diretor da Escola Básica Municipal Ida Beatriz, de São Francisco do Sul, o Programa de Educação Socioambiental Saúde Nota 10 desenvolvido pela concessionária Águas de São Francisco do Sul tem um saldo extremamente positivo para os alunos.

O projeto, que já vinham sendo oferecido há três anos, passou por modificações devido à pandemia mundial que o planeta atravessa. Com um formato totalmente digital, o programa atende crianças do 4º ano do ensino fundamental da rede pública. Além do Ida Beatriz, também estão sendo atendidas pelo programa as escolas Rogério Zattar e João Dias, todas no bairro Ubatuba. Além do material digital, as escolas beneficiadas pelo projeto acabaram de receber o material de forma impressa para ser entregue aos estudantes.

O Saúde Nota 10 trabalha noções de consumo consciente e a importância da água tratada para a saúde de todos nós. “Além disso, com a chegada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba), foi abordado a importância do tratamento de esgoto como forma de evitar doenças que ainda atingem a nossa população”, acrescenta.

Luiz Gustavo Marzollo, biólogo e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de São Francisco do Sul, explica que os temas continuam focados na preservação ambiental, ecossistemas, importância da água para a vida na Terra e biomas. Em setembro o programa atendeu 150 estudantes, mas a expectativa é de que até o final do semestre sejam atendidos 450 alunos e envolvidos 30 professores no projeto.

“É importante trazer temas como esse para desenvolver, através dos jovens, o conhecimento na sociedade sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. Com ações como essa, conscientizamos nossos alunos e professores sobre a responsabilidade de cada um na preservação de onde vivemos”, destacou o biólogo.

Neste formato digital a cartilha Mundo Encanado é compartilhada com os alunos pela mesma plataforma onde eles assistem às aulas. No caso de São Francisco do Sul é a Class Room. “São atividades para colorir na versão impressa, vídeos educativos sobre saúde e saneamento e exercícios lúdicos que eles podem fazer em casa, neste momento de isolamento em que vivemos”, completa Gustavo.

Compartilhar:

Veja Também

PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul Saiba mais
PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul

Com diversos serviços em benefício da população, a Águas de São Francisco do Sul, uma empresa da holding Aegea, líder no setor privado de...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Implantação de esgoto – Bacia B1 Início: Janeiro de 2024 Conclusão: Abril de 2024 – Ação: Implantação de esgoto –...