Notícias

Ver notícia

A evolução do saneamento em São Francisco do Sul, cidade com 174 anos de fundação, se confunde com o crescimento do município, uma das principais cidades do litoral de Santa Catarina. Mas é somente a partir de 1968, com a criação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) que a população começa a ver os benefícios da água encanada. A partir daí se inicia uma série de obras para implantar o sistema de abastecimento no município.

A utilização de água potável é vista pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa ) como o fornecimento de alimento seguro à população. Inúmeros são os benefícios do saneamento: inclusão social e cidadania, redução de doenças, internações hospitalares e mortes, desenvolvimento e valorização de toda uma região, criação de empregos pela viabilização da instalação de indústrias, comércio e turismo e, além disso, proteção ao meio ambiente.

Quando iniciou a operação, o Samae tratava 10 litros por segundo, volume suficiente para atender pouco mais de 6 mil pessoas. A autarquia manteve, ao longo dos anos, o ritmo de crescimento para atender a demanda da população em diferentes épocas. Nos dias atuais, o volume produzido no começo das atividades seria suficiente para atender, no máximo, um pequeno bairro da cidade.

Em 1996, o Samae foi precursor na implantação de uma tubulação submersa na Baía da Babitonga, de mais de 4 quilômetros de extensão, para captação de água bruta para tratamento, ligando a ilha ao continente. Em janeiro de 2015, a concessionária Águas de São Francisco do Sul assumiu a gestão dos serviços de captação, produção, tratamento e distribuição de água potável, além de coleta e tratamento de esgoto do município. Na época, o Samae tinha capacidade nominal de tratamento de 120 litros de água por segundo.

Desde então, a Águas de São Francisco do Sul tem contribuído de maneira significativa para garantir mais saúde e melhor qualidade de vida à população. Atualmente, a concessionária atende mais de 50 mil pessoas, com uma cobertura de 98% da cidade, índice que era exigido para o ano de 2036, conforme contrato de concessão.

Segundo Reginalva Mureb, presidente da concessionária, desde que iniciou a concessão, a Águas de São Francisco do Sul atuou nos sistemas recebidos e ampliou a produção de 120 litros para 230 litros por segundo somente na Estação de Tratamento de Água (ETA Rocio). A concessionária também realizou uma série de melhorias no sistema de abastecimento da cidade, gerando um acréscimo de 50% na capacidade de captação e adução de água bruta dos rios Rita e Saí Mirim. “Essa água é transportada para a ETA Rocio, que abastece toda a região central e dos balneários, trazendo mais segurança operacional e garantindo a continuidade e regularidade do abastecimento”, detalha.

Para ampliar e modernizar os serviços prestados à população, a Águas de São Francisco do Sul também realizou obras nos pontos de captação de água bruta do Rio Alegre, Rio Rita, Rio Saí-Mirinzinho. Todos os investimentos realizados pela concessionária estão contribuindo para atender a demanda de água de forma regular também na Temporada de Verão, quando a população da cidade chega a aumentar em até cinco vezes.

Com a concessão dos serviços de saneamento do município também foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ubatuba, com capacidade de tratamento de 45 litros por segundo. A estação atenderá toda a região dos balneários, tratando 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, quando em plena operação. A ETE tem padrão de tratamento terciário e o processo de tratamento adotado é o de Lodos Ativados tipo Aeração Prolongada através de Reator Sequencial em Batelada

Compartilhar:

Veja Também

Sanear São Chico Saiba mais
Sanear São Chico

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Principais dúvidas Saiba mais
Principais dúvidas

  Por que estou sendo cobrado se ainda não me conectei à rede de esgoto? Os serviços são cobrados a partir do momento em que são dis...

PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul Saiba mais
PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul

Com diversos serviços em benefício da população, a Águas de São Francisco do Sul, uma empresa da holding Aegea, líder no setor privado de...