Notícias

Ver notícia

A evolução do saneamento em São Francisco do Sul, cidade com 174 anos de fundação, se confunde com o crescimento do município, uma das principais cidades do litoral de Santa Catarina. Mas é somente a partir de 1968, com a criação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) que a população começa a ver os benefícios da água encanada. A partir daí se inicia uma série de obras para implantar o sistema de abastecimento no município.

A utilização de água potável é vista pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa ) como o fornecimento de alimento seguro à população. Inúmeros são os benefícios do saneamento: inclusão social e cidadania, redução de doenças, internações hospitalares e mortes, desenvolvimento e valorização de toda uma região, criação de empregos pela viabilização da instalação de indústrias, comércio e turismo e, além disso, proteção ao meio ambiente.

Quando iniciou a operação, o Samae tratava 10 litros por segundo, volume suficiente para atender pouco mais de 6 mil pessoas. A autarquia manteve, ao longo dos anos, o ritmo de crescimento para atender a demanda da população em diferentes épocas. Nos dias atuais, o volume produzido no começo das atividades seria suficiente para atender, no máximo, um pequeno bairro da cidade.

Em 1996, o Samae foi precursor na implantação de uma tubulação submersa na Baía da Babitonga, de mais de 4 quilômetros de extensão, para captação de água bruta para tratamento, ligando a ilha ao continente. Em janeiro de 2015, a concessionária Águas de São Francisco do Sul assumiu a gestão dos serviços de captação, produção, tratamento e distribuição de água potável, além de coleta e tratamento de esgoto do município. Na época, o Samae tinha capacidade nominal de tratamento de 120 litros de água por segundo.

Desde então, a Águas de São Francisco do Sul tem contribuído de maneira significativa para garantir mais saúde e melhor qualidade de vida à população. Atualmente, a concessionária atende mais de 50 mil pessoas, com uma cobertura de 98% da cidade, índice que era exigido para o ano de 2036, conforme contrato de concessão.

Segundo Reginalva Mureb, presidente da concessionária, desde que iniciou a concessão, a Águas de São Francisco do Sul atuou nos sistemas recebidos e ampliou a produção de 120 litros para 230 litros por segundo somente na Estação de Tratamento de Água (ETA Rocio). A concessionária também realizou uma série de melhorias no sistema de abastecimento da cidade, gerando um acréscimo de 50% na capacidade de captação e adução de água bruta dos rios Rita e Saí Mirim. “Essa água é transportada para a ETA Rocio, que abastece toda a região central e dos balneários, trazendo mais segurança operacional e garantindo a continuidade e regularidade do abastecimento”, detalha.

Para ampliar e modernizar os serviços prestados à população, a Águas de São Francisco do Sul também realizou obras nos pontos de captação de água bruta do Rio Alegre, Rio Rita, Rio Saí-Mirinzinho. Todos os investimentos realizados pela concessionária estão contribuindo para atender a demanda de água de forma regular também na Temporada de Verão, quando a população da cidade chega a aumentar em até cinco vezes.

Com a concessão dos serviços de saneamento do município também foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ubatuba, com capacidade de tratamento de 45 litros por segundo. A estação atenderá toda a região dos balneários, tratando 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, quando em plena operação. A ETE tem padrão de tratamento terciário e o processo de tratamento adotado é o de Lodos Ativados tipo Aeração Prolongada através de Reator Sequencial em Batelada

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...