Notícias

Ver notícia

A Águas de São Francisco do Sul vai levar atendimentos oftalmológico e oficinas artísticas de tingimento natural e aplicação no artesanato para a população indígena da etnia Guarani Mbya, composta por famílias das aldeias Laranjeiras e Reta, em São Francisco do Sul, de agosto a outubro de 2023. Trata-se do projeto Cores da Terra, desenvolvido pelo Instituto Muhda, que chega a São Francisco do Sul de forma inédita graças a uma iniciativa da concessionária. 

A saúde terá o atendimento oftalmológico, intitulado Dia da Saúde dos Olhos, que será realizado dia 18 de agosto, das 8 às 18h, na escola da aldeia Laranjeiras, em São Francisco do Sul, com prioridade para o atendimento de crianças e idosos. Além da consulta oftalmológica, haverá a entrega imediata de óculos com lentes corretivas, montados de forma simultânea aos atendimentos, conforme demanda mapeada durante a ação.

As consultas e avaliações serão coordenadas pelo médico Guilherme Giordani, em companhia dos oftalmologistas Mariana Bach e Guilherme Niciunovas. A equipe de atendimento é composta por médicos oftalmologistas, um médico clínico geral, um optometrista e estudantes de medicina, que se voluntariaram a participar da ação. Os diagnósticos serão feitos usando aparelhos específicos, como o autorrefrator, Greens, oftalmoscópio e lâmpada de fenda.

A expectativa é realizar até 150 procedimentos de diagnósticos, totalizando 50 pessoas atendidas. O encaminhamento dos pacientes foi realizado por Pollyanna Moreira, médica responsável pela saúde nas aldeias.

Caso existam diagnósticos de outras doenças oculares, como catarata e glaucoma, os pacientes serão encaminhados para consultas especializadas junto aos órgãos públicos responsáveis pela Saúde Indígena da região.

A ação é uma parceria entre Águas de São Francisco do Sul e o Instituto Muhda que conta com a parceria com a  Pollyanna Moreira, médica indigenista do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul (DSEI 13); Cristina Verissimo, agente indígena de saúde da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI); a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social e a Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul.

ARTE

As oficinas artísticas, exclusivas para as populações indígenas da região, que contemplam a preparação de tintas naturais, o tingimento e a aplicação no artesanato, serão realizadas nos dias 26/08, 09/09, 16/09 e 23/09, na aldeia Laranjeiras, em São Francisco do Sul, com prioridade para mulheres e crianças das aldeias participantes.

O objetivo das oficinas do Cores da Terra é promover as condições e o ambiente para que aconteça a troca de saberes entre as oficineiras e as mulheres participantes. A produção artística das oficinas possui caráter coletivo e plural, orientada a partir de um diálogo que valorize os conhecimentos ancestrais transmitidos pelo povo Guarani Mbya na confecção dos artesanatos.

O propósito é que as participantes possam atuar como multiplicadoras de conhecimentos e técnicas de preparação de pigmentos naturais, tingimento e aplicação das tintas nas comunidades onde residem. Assim, a intenção é apoiar e dar visibilidade à causa indígena da região, estimular a prática do artesanato e reconhecer sua importância para a geração de renda da população indígena local.

Ao final do projeto, serão oferecidos três produtos culturais: dois eventos de exposição, em São Francisco do Sul, e em Florianópolis, respectivamente, e um catálogo de arte, para apresentar as peças produzidas pelas participantes durante as oficinas.

Compartilhar:

Veja Também

PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul Saiba mais
PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul

Com diversos serviços em benefício da população, a Águas de São Francisco do Sul, uma empresa da holding Aegea, líder no setor privado de...

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Implantação de esgoto – Bacia B1 Início: Janeiro de 2024 Conclusão: Abril de 2024 – Ação: Implantação de esgoto –...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...