Notícias

Ver notícia

A implantação do sistema de tratamento de esgoto da região das praias em São Francisco Sul vai mudar a realidade de um dos principais cartões postais da região e colocar a cidade em posição de destaque, se comparado com outros municípios do Brasil. Atualmente, quase 100 milhões de brasileiros ainda não contam com sistema de tratamento e apenas 46% dos esgotos coletados no país são tratados, como mostra a mais recente pesquisa do Instituto Trata Brasil. A população total da Região Sul, de acordo com estimativa de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de cerca de 29,6 milhões de habitantes. Deste total, apenas 45,17% conta com coleta de esgoto.

Com a implantação do sistema, todo o volume in natura que hoje é despejado nos rios e praias da cidade – mais de 5 milhões de litros por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões durante o verão – terão a destinação e tratamento corretos. Se levado em consideração o tamanho populacional de São Francisco do Sul (cerca de 50 mil habitantes), o investimento que a concessionária está fazendo é de extrema relevância para a saúde da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 na saúde.

Ainda segundo os indicadores do Trata Brasil, mais de 50% dos investimentos no setor estão concentrados em apenas 100 grandes cidades, embora o Brasil tenha 5.570 municípios. Devido a falta de saneamento básico e educação sanitária, grande parte da população tende a lançar os dejetos diretamente sobre o solo, criando, desse modo, situações favoráveis à transmissão de doenças. Sob o aspecto sanitário, o destino adequado dos dejetos humanos visa, fundamentalmente, o controle e a prevenção de doenças.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, explica que a implantação do sistema de esgoto na região das praias corresponde à primeira etapa de um amplo projeto que visa levar mais qualidade de vida e saúde para a cidade. A concepção total do sistema para São Francisco do Sul abrange quatro estações: a do Majorca, para tratar da região das praias; uma para a região central; uma para o Ervino; e outra para a Vila da Glória. “Com a coleta e tratamento de esgoto, a cidade vai oferecer mais qualidade de vida, saúde, dignidade, valorização imobiliária, desenvolvimento da cidade, incremento ao turismo e inclusão social à população, além de preservar o meio ambiente”, conclui.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.

Principais dúvidas Saiba mais
Principais dúvidas

  Por que estou sendo cobrado se ainda não me conectei à rede de esgoto? Os serviços são cobrados a partir do momento em que são dis...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Comunicados Saiba mais
Comunicados