Notícias

Ver notícia

O uso de energia elétrica proveniente do mercado livre de energia e de geração distribuídas nas concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas Bombinhas, todas em Santa Catarina, alcançou o índice de 82% nos seis primeiros meses de 2023. A mais recente estrutura das quatro concessionárias a ingressar no mercado de energia limpa foi a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba), em São Francisco do Sul. Com ingresso da ETE no programa de energia limpa, toda a energia utilizada pela estrutura será proveniente da energia eólica.

Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, para que as concessionárias atingissem o índice de 82% de uso de energia limpa, foi necessária uma série de adequações nas instalações operacionais e parcerias com fornecedores. Se considerado o índice de uso de energia limpa de cada concessionária, no entanto, ele está dividido da seguinte forma: São Francisco do Sul (90%); Bombinhas (86%), Camboriú (50%) e Penha (40%).

Henrique lembra que o uso de energia limpa nas concessionárias vem crescendo de forma gradativa. Em 2021, este índice era de 18%, aumentou para 70% em 2022 e agora, em 2023, chegou a 82% no primeiro semestre do ano. Além disso, o uso de energia proveniente do mercado livre de energia e de geração distribuídas está em linha com o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS7) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como foco a garantia de acesso à energia limpa para todas as pessoas até 2030.

Sabia mais

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) segue em expansão no Setor Elétrico Brasileiro. Em 2022, o mercado livre de energia identificou um aumento de 17% no número de unidades consumidoras. O consumo nesse ambiente ultrapassou os 24 mil MWmed, representando 37% de toda a energia consumida no país. Além disso, 61% da geração de energia das fontes renováveis incentivadas atende o mercado livre.

Já a geração distribuída no Brasil já aumentou 2.5 GW de janeiro a abril deste ano, segundo a Agencia Reguladora (ANEEL). Geração distribuída é quando os consumidores geram energia para consumo próprio, principalmente a partir de placas solares. Os projetos têm acesso à rede de distribuição e injetam no sistema o excedente da energia gerada.

Compartilhar:

Veja Também

PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul Saiba mais
PROSPERA: Em ação social pioneira no setor, Aegea promove atividades gratuitas de bem-estar e saúde em São Francisco do Sul

Com diversos serviços em benefício da população, a Águas de São Francisco do Sul, uma empresa da holding Aegea, líder no setor privado de...

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...