Notícias

Ver notícia

Os profissionais da Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul – empresas que fazem parte da Aegea SC – receberam, na última semana, a visita técnica do estudante de Itajaí, Gabriel Fernandes Mello Ferreira, e sua professora Fernanda Poleza. O aluno foi vencedor de um importante prêmio internacional, o Stockholm Junior Water Prize 2021 (traduzido para o português, Prêmio Jovem da Água de Estocolmo), depois de criar um sistema de filtragem 100% eficiente na retenção de microplásticos.

O Projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs)”, ganhou por votação popular e recebeu mais de 26 mil votos.

O sistema criado por Gabriel filtra a água na superfície e retém estas partículas. “Os microplásticos são menos densos que a água e por isso o mecanismo de filtração filtra apenas a parte superficial da lâmina d’água. O filtro utiliza um skimmer que, através de canos, direciona a água para um cilindro plástico com fundo de malha de nylon. Este copo coletor é o elemento filtrante, onde a água passa e o microplástico fica retido na malha”, explica o jovem inventor.

De acordo com Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Águas de Camboriú, é muito satisfatório ver estudantes tão jovens já interessados na ciência e na preservação ambiental.

“Acima de tudo nosso objetivo foi de parabenizar o aluno e a professora por este olhar tão atencioso com as causas ambientais e pela inovação do projeto” comenta Henrique. “Foi um prazer recebê-los, estreitar esse laço com a educação e trocar informações sobre os sistemas de tratamento de água”, completa ele.

Para finalizar, Gabriel conta que o projeto já está sendo patenteado e o aluno deu início à abertura da empresa. A partir de agora o filtro começa a ser produzido em escala industrial para ser comercializado. “Minha intenção é firmar parcerias com as empresas e instituições que captam e tratam da água, como a Aegea SC. Fiquei muito feliz de ter sido convidado para conhecer a empresa e debater um pouco mais sobre o projeto, tratamento de água e a nossa legislação”, encerra ele.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.