Notícias

Ver notícia

     Atendendo a um requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o cumprimento do contrato da Águas de São Francisco do Sul, uma comitiva formada pelo presidente da CPI, vereador João Carlos de Miranda; pelo relator, vereador Dioclesio Antunes; pelo secretário da comissão, vereador Christopher Camargo de Oliveira e pelo vereador Wilson Leudow Batista, visitou as instalações das unidades de captação, adução e tratamento de água para confirmar as obras de melhorias realizadas pela concessionária. Os trabalhos foram nos pontos de captação de água bruta do Rio Alegre, Rio Rita, Rio Saí-Mirinzinho e Rio Saí Mirim.

 

Os vereadores também estiveram na Estação de Tratamento de Água (ETA) que abastece a Vila da Glória – construída pela concessionária – o Distrito do Saí, bairros Vila da Glória, Estaleiro, Frias e Praia Bonita, além do reservatório com capacidade para 500 mil litros. Todos os pontos de captação estão localizados no Distrito do Saí, região continental de São Francisco do Sul. A CPI apura se a concessionária está no cumprimento do contrato devido à precariedade de abastecimento ocorrida entre os dias 29 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro de 2020, em especial na região dos balneários, em São Francisco do Sul.

 

A visita foi acompanhada pelo diretor executivo da concessionária, Gabriel Buim; pelo o gestor operacional, Victor Aroeira; e pelo engenheiro sanitarista Marcel Schlichting da Silva. Desde que iniciou a concessão, a Águas de São Francisco do Sul ampliou a produção de 120 litros para 230 litros por segundo na ETA Rocio, que abastece toda a ilha, exceto a região do Ervino, que é abastecida pela ETA Vega. Em janeiro deste ano, iniciou uma série de melhorias no sistema de abastecimento da cidade, gerando um acréscimo de 50% na capacidade de adução e captação de água bruta dos rios Rita e Saí Mirim. Essa água é transportada para a ETA Rocio, que abastece toda a região central e dos balneários.

 

Parte dos investimentos deste ano atendeu à totalidade do plano de ação apresentado à Câmara de Vereadores em janeiro e trazem mais segurança operacional, garantindo a continuidade e regularidade do abastecimento. Entre as ações estão a ampliação do bombeamento nas captações do rio Rita e da adutora subaquática do sistema Travessia, a ampliação da vazão de água captada do rio Saí Mirim e adequações estruturais na captação do rio Saí-Mirinzinho. Também foi percebido que parte do sistema é somente utilizado nos períodos de altíssima temporada, que representam 20 dias do ano. Na alta temporada, os sistemas operam em plena carga e a capacidade está acima do projeto contratado com a licitação, que deverá ser incrementado com os ajustes no Plano Municipal de Saneamento por ocasião da sua revisão.

 

De acordo com o vereador João Carlos de Miranda, a vistoria foi muito importante para tirar todas as dúvidas em relação às obras realizadas pela concessionária. Já Dioclésio Antunes, que esteve em fevereiro deste ano nos pontos de captação, aponta que os problemas identificados na época foram solucionados. Ele defende, no entanto, o aumento do volume de captação de água bruta para atender melhor a cidade na alta temporada.

 

Para o vereador Wilson Leudow Batista, que também esteve na vistoria de fevereiro, as obras realizadas pela Águas de São Francisco do Sul estão de acordo com o projeto apresentado no início do ano. O também vereador Christopher Camargo de Oliveira destacou os avanços nas obras realizadas e, principalmente, a disposição da concessionária em dialogar com o Legislativo Municipal.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de São Francisco do Sul.