Notícias
A ampliação da rede de abastecimento de água na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, está mudando a realidade desta comunidade. Desde 2015, quando a concessionária Águas de São Francisco do Sul assumiu o serviço de saneamento básico na cidade, o bairro já recebeu 123 quilômetros de rede. Somente este ano já foram instalados 7 mil metros de rede. Victor Aroeira, gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, explica que a ampliação da rede de abastecimento contribui com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Recentemente, mais 119 famílias do bairro foram beneficiadas com a chegada da água tratada.
Antes da ampliação da rede, o corretor de imóveis e morador do Ervino Alessandro Marques de Souza usava água de poço. Com as melhorias realizadas no bairro, agora desfruta dos benefícios da água tratada nas torneiras. “A extensão de rede está trazendo importantes avanços para a comunidade. A água de poço aqui é salobra, ruim de consumir”, observa.
A chegada da água tratada também foi comemorada por Pedro Xavier, morador da região do Maresias, também no Ervino. Ele conta que, antes da obra, trazia água de Joinville ou recolhia da chuva para tarefas do dia a dia. “Além de ter muito sal, a água do poço tem alta concentração de ferro e não é boa nem para irrigar as plantas”, acrescenta.
O sistema de abastecimento da Praia do Ervino conta com um reservatório com capacidade para 500 mil litros de água e duas estações de recalque. Dados do Instituto Trata Brasil apontam que os serviços de água tratada e coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, avanços na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador e na preservação dos recursos hídricos.