Notícias

Ver notícia

Santa Catarina enfrenta uma epidemia de dengue e os cuidados para combater o mosquito transmissor devem ser adotados por todos. Na região das praias, em São Francisco do Sul, a comunidade está sendo alertada pela Águas de São Francisco do Sul sobre a importância de evitar a proliferação do Aedes aegypty, mosquito transmissor da doença, também em casa.

A principal providência para combater o mosquito e a doença é não deixar acumular água parada. Alex Schwabe, analista de responsabilidade social da Águas de São Francisco do Sul, explica que nos bairros que compõem a chamada região das praias, a concessionária está distribuindo panfletos aos moradores com orientação sobre a proliferação da doença e os cuidados necessários para combater a incidência do mosquito.

“É preciso um esforço conjunto para mantermos o município livre do Aedes aegypti”, ressalta o coordenador. Ele acrescenta que as ações preventivas devem ser praticadas diariamente por todos. “Os cuidados devem ser diários em relação aos recipientes que podem acumular água”, acrescenta Schwabe.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo urbano humano–vetor–humano. Os relatos de transmissão por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e transfusional são raros.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são:

•         Febre alta > 38°C;

•         Dor no corpo e articulações;

•         Dor atrás dos olhos;

•         Mal estar;

•         Falta de apetite;

•         Dor de cabeça;

•         Manchas vermelhas no corpo.         

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de São Francisco do Sul oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.