Notícias

Ver notícia

O aumento excessivo do fluxo de turistas e o consumo elevado de água potável fez o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, estabelecer regras para o uso de água neste período do ano. De 20 a 28 de dezembro, a Águas de São Francisco do Sul produziu 335,666 milhões de litros de água tratada para atender a demanda de moradores e turistas.

O decreto municipal de 28 de dezembro de  3.517/2020 estabelece que a utilização da água distribuída deve ser unicamente para uso doméstico e higiênico. Pelo documento, a concessionária também está autorizada a estabelecer o racionamento no fornecimento de água potável à população. Em 2019, o decreto 3.259/2019 já estabelecia regras para ouso da água potável durante a temporada.

A estimativa da concessionária Águas de São Francisco do Sul para o verão passado era de que aproximadamente 206 mil pessoas passariam pela cidade na temporada. Este fluxo é muito superior ao volume de pessoas projetado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, que previa uma população flutuante de 60.509 turistas em 2019, o que elevaria o total para 108.459 pessoas na cidade. Em 2020, a previsão do plano é de 61.720 visitantes, gerando um total de 110.641 pessoas.

Por este motivo, o consumo consciente da água é fundamental. Os especialistas são unânimes em afirmar que a solução passa pela conscientização de todos os setores da sociedade. Governos, empresas e pesquisadores de todo o mundo trabalham para ampliar a disponibilidade de água, com o aprimoramento de iniciativas sustentáveis de irrigação na agricultura, a utilização de água de reuso na indústria, entre outras possibilidades. Na casa dos consumidores de São Francisco do Sul, não teria como ser diferente. “Morador e visitante podem e devem fazer a sua parte, buscando alternativas e colaborando para garantir a oferta de água para todos”, cita  a presidente da  concessionária,  Reginalva Mureb.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Fra...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.