Notícias

Ver notícia
Os serviços de manutenção de rede da Águas de São Francisco do Sul, que podem provocar intervenções nas vias públicas do município, fazem parte do compromisso de levar mais saúde à população através da operação do sistema de abastecimento. A precariedade de água nas residências abre espaço para doenças, ainda mais em um momento de pandemia como a do coronavírus (Covid 19). Victor Villela Aroeira, gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, lembra que tubulações de água e esgoto ficam abaixo do nível da pista de rolamento e qualquer intervenção de melhoria ou manutenção exige a abertura do asfalto para a sua realização. A recomposição da via, no entanto, é feita com massa asfáltica com a mesma qualidade do material encontrado no local onde foi feita a intervenção.

Conforme Victor, sempre que a concessionária identifica um vazamento em pontos específicos da cidade, é realizado o geofonamento (técnica utilizada para “ouvir” a rede de distribuição de água) do local para reduzir a área de intervenção durante a manutenção. “Depois de identificado o local exato do vazamento, a equipe operacional faz o corte do pavimento e a remoção da camada asfáltica”, pontua. Após a conclusão do reparo ou substituição da tubulação, a concessionária realiza o reaterro e a recomposição provisória com brita para liberar a via para circulação de veículos. A etapa seguinte é a recuperação da camada asfáltica.

A manutenção da camada asfáltica é realizada por uma empresa especializada e credenciada para este tipo de trabalho. “Temos um controle interno para assegurar a qualidade do serviço”, destaca Victor. Quando o trabalho é reprovado na inspeção, a concessionária determina que seja refeito quantas vezes foram necessárias até que atenda os padrões de qualidade exigidos.

Estrada do Forte

Na recente manutenção da rede de distribuição de água da Estrada do Forte, conforme Victor, a concessionária tomou todos os cuidados e procedimentos operacionais para que a intervenção na camada asfáltica tivesse o menor impacto possível. A Águas de São Francisco do Sul realizou o geofonamento na madrugada e, no dia seguinte, fez a manutenção com a substituição completa da ligação. Todo este cuidado teve como objetivo evitar a realização de novas intervenções no local.

A realização da manutenção assegurou a continuidade do fornecimento de água a uma residência que estava sem abastecimento, uma vez que a água é indispensável no preparo de alimentos, na hidratação e na higienização de ambientes da casa. Victor lembra ainda que a concessionária tem preocupação em evitar, sempre que possível, intervenções na camada asfáltica do município. Atendendo a uma solicitação da prefeitura, a empresa adiantou a instalação de toda a tubulação de esgoto da Estrada do Forte junto com as obras de pavimentação desta via, justamente para evitar intervenções futuras no pavimento.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de São Francisco do Sul trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na cidade.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de São Francisco do Sul e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.