Postado por paintbox em 11/nov/2019 - Sem Comentários
Foi no 2º Dia das Águas, que aconteceu sábado (9), que Luiz Carlos Kanzler, 64 anos, conseguiu medir a pressão, fazer o teste de glicemia e cortar o cabelo. Ele é morador do Majorca, em São Francisco do Sul, e aproveitou que a programação acontecia perto de casa para buscar os serviços de cidadania. Promovida pela concessionária Águas de São Francisco do Sul, a ação foi realizada na Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo e levou serviços diversos e recreação gratuita à comunidade.
“É importante trazer essas ações para a comunidade. Quem já tem uma certa idade é sempre bom cuidar da saúde”, disse. O filho dele, o diretor da escola, Everton Kanzler, elogiou a decisão da concessionaria e dos parceiros em realizar o 2º Dia das Águas no bairro. “A comunidade é bastante carente e precisa deste olhar social”, disse.
A escola tem pouco mais de 400 estudantes, a maioria crianças sem opções de lazer, principalmente nos finais de semana. Raissa Biellink conta que a Ladybug e Mulher Maravilha foram as pinturas de rostos que as crianças mais pediram durante a tarde de atividades sociais. Mas teve também quem procurou pinturas de caveira ou apenas ter o nome “gravado” na pele.
Entre os diferentes atendimentos oferecidos, os destaques foram os mais de 30 cortes de cabelo, massagens, identificação de crianças com possíveis problemas de visão e doação de livros para a biblioteca da escola e para a comunidade. As crianças identificadas com problemas de visão passarão por um exame mais detalhado com um oftalmologista. De acordo com a representante do Rotary Club, Nazira Mattar Ferraz, o teste de acuidade visual é um programa que tem como objetivo oferecer exames oftalmológicos e doação de óculos para crianças carentes. Dos testes realizados no Dia das Águas, pelo menos 6 crianças vão ter que passar por exames mais detalhados.
Victor Villela Aroeira, gestor de operações da concessionária, explica que o Dia das Águas é uma iniciativa que aproxima a empresa da comunidade, além de promover a integração entre diferentes setores. “Através destas parcerias é possível fazer muito mais pela cidade e a população é a grande beneficiada”, destaca Vitor.
Participando pela primeira vez do Dia das Águas, Renato Farte, gerente comercial da Unicesumar, destacou o interesse da comunidade nos livros e em cursar uma faculdade. Durante a ação, a universidade ainda fez a doação de livros para a biblioteca da escola e para o Rotary Club.
O Dia das Águas teve parceria de importantes instituições da região, incluindo OAB, Secretaria de Saúde de SFS, CRAS Majorca, Associação Comercial e Industrial de São Francisco do Sul (ACISFS), Câmara de Dirigentes e Lojistas de São Francisco do Sul (CDL), 27º Batalhão da Polícia Militar; Rede Feminina de Combate ao Câncer; Rotary Club de São Francisco do Sul, Instituto Embelleze e Unicesumar.