Postado por saofranciscodosul em 27/dez/2024 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que, devido a um vazamento identificado na adutora, algumas regiões da cidade podem sentir baixas pressões ou precariedade no abastecimento nesta sexta-feira (27).
As equipes estão atuando 24 horas por dia e já estão no local. Durante a operação, os bairros possivelmente afetados são: Tapera, Reta, Forte, Capri, Itaguaçu, Iperoba e Sandra Regina.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até esta noite. O abastecimento da região será retomado de forma gradativa tão logo a intervenção seja finalizada.
Clientes que possuem caixas d’água com capacidade adequada ao número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados pela precariedade no abastecimento. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com as centrais de atendimento da concessionária através do telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 20/dez/2024 - Sem Comentários
Em encontro do Programa Afluentes realizado nesta terça-feira,17, a Águas de São Francisco do Sul e a Associação de Moradores de Itaguaçu discutiram o andamento das obras de esgotamento sanitário na região. Um dos principais pontos abordados foi a solicitação dos moradores por informações detalhadas sobre o cronograma e a qualidade das repavimentações das ruas após a conclusão das obras.
Em resposta às demandas da comunidade, a empresa informou que está realizando um levantamento completo das ruas indicadas pelos moradores e que estima finalizar todas as repavimentações até o dia 20 de dezembro. Lucas Nogueira, coordenador de operações da concessionária, destaca que é importante ressaltar que, devido à proximidade da temporada de verão, as obras foram temporariamente paralisadas a pedido do poder concedente e serão retomadas em 2025, com data a ser definida.
Para garantir a continuidade dos serviços e atender às demandas emergenciais da população, a Águas de São Francisco do Sul manterá uma equipe técnica disponível no município. Essa equipe, composta por engenheiros da empresa e da contratada FG, estará preparada para realizar reparos e solucionar eventual problemas relacionados às obras de esgotamento sanitário.
Além disso, a empresa disponibilizará um canal de comunicação direto com os moradores através de um formulário online. Esse recurso permitirá que a comunidade registre suas reclamações, sugestões e solicite vistorias específicas, garantindo um acompanhamento mais próximo e eficiente das obras. As demandas recebidas serão analisadas e as equipes técnicas serão imediatamente acionadas para realizar as devidas verificações e intervenções, sempre com base nas vistorias preliminares realizadas antes do início das obras.
Postado por saofranciscodosul em 19/dez/2024 - Sem Comentários
Com a chegada do verão e o aumento da população durante a alta temporada, é importante adotar medidas que assegurem o abastecimento nas residências. A Águas de São Francisco do Sul reforça para que moradores e veranistas mantenham as caixas d’água sempre cheias, garantindo uma reserva suficiente para eventuais oscilações no fornecimento.
Além de manter o armazenamento em dia, a concessionária indica, também, o uso racional da água principalmente nesta época do ano. A recomendação é evitar práticas que consumam grandes volumes, como realizar faxinas extensas, lavar veículos ou regar jardins, conforme ressalta a presidente da Águas de São Francisco do Sul , Reginalva Mureb.
“Ao repensar essas atividades, é possível contribuir para que o recurso seja distribuído de maneira equitativa, beneficiando toda a comunidade. Este é um período em que todo o litoral catarinense recebe muitas visitas, famílias e turistas. Vamos fazer nossa parte e utilizar este bem com consciência” completa ela.
É importante lembrar que a água é um bem comum, cuja preservação depende da atitude de cada indivíduo. Pequenas mudanças nos hábitos diários, como fechar a torneira ao escovar os dentes e reutilizar água sempre que possível, fazem grande diferença. Adotar práticas responsáveis no consumo de água não apenas ajuda a evitar problemas no fornecimento, mas também promove uma relação mais sustentável com o meio ambiente.
Postado por saofranciscodosul em 17/dez/2024 - Sem Comentários
São Francisco do Sul – Em mais um feito que coloca São Francisco do Sul no mapa do turismo sustentável, a cidade celebrou sábado (14) o hasteamento da Bandeira Azul em suas quatro praias: Saudade, Ervino, Forte e Grande. A certificação, renovada para a temporada 2024/2025, reafirma o compromisso do município com a preservação ambiental e a qualidade de vida.
A conquista é fruto de um trabalho conjunto entre o poder público, a comunidade e empresas como a Águas de São Francisco do Sul, que atua na garantia do saneamento básico e na preservação da qualidade da água. Com mais de 130 quilômetros de rede de esgoto, a cidade demonstra um avanço significativo na gestão dos recursos hídricos, um dos critérios mais importantes para a obtenção da Bandeira Azul.
Para o coordenador municipal do programa, Adaílton Estácio, a certificação representa um marco importante para o turismo local. “A Bandeira Azul eleva o nome de São Francisco do Sul como uma cidade que se preocupa com gestões sustentáveis nos ambientes praiais, atraindo um público mais consciente e exigente”, afirma.
Alessandra Pfuetzenreuter, da Secretaria Executiva do Instituto Ambientes em Rede (IAR), destaca a importância do programa para o país. “Quanto mais praias certificadas, mais garantimos que a gestão costeira está sendo feita de forma adequada, com qualidade da água, segurança e educação ambiental”, explica.
Liderança nacional
Com quatro praias certificadas, São Francisco do Sul se consolida como a cidade brasileira com o maior número de Bandeiras Azuis. A conquista é um reconhecimento internacional à gestão exemplar do município e à beleza de suas praias.
“Essa certificação é muito importante para São Francisco do Sul, porque vai fomentar o turismo, gerar empregos e consolidar o nosso trabalho com saneamento”, comemora Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.
Um futuro sustentável
O hasteamento da Bandeira Azul é um marco para São Francisco do Sul, que demonstra um compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. A cidade se posiciona como um destino turístico de excelência, oferecendo aos visitantes praias limpas, seguras e com infraestrutura de qualidade.
Postado por saofranciscodosul em 11/dez/2024 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul acaba de ser certificada pela Prefeitura do município com o Selo Empresa Azul, iniciativa que reconhece instituições comprometidas com critérios ambientais e com o apoio ao Programa Bandeira Azul. Nesta temporada de verão 2024/2025, também foram certificadas, por meio do edital de chamamento público nº 002/2024, a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, a Águas de São Francisco do Sul, a Ame São Chico, a ArcelorMittal e o Hotel VillaReal São Francisco do Sul.
Criado em 2023, o selo tem como objetivo incentivar ações que contribuam para a proteção de ambientes costeiros e marinhos, promovendo um turismo sustentável e de qualidade.
Para receberem a certificação, essas empresas cumpriram critérios rigorosos, como a apresentação de relatórios de ações de educação ambiental realizadas, a disponibilização de suas políticas ambientais e, quando aplicável, a licença ambiental de operação. Além disso, as certificadas formalizaram termos de colaboração, contribuindo financeiramente para o fortalecimento de iniciativas ambientais na cidade.
Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, destaca a importância da concessionária ser reconhecida como comprometida com os critérios ambientais e que esta certificação demonstra que além do impacto social positivo, há uma crescente compreensão de que o envolvimento significativo na comunidade pode resultar em benefícios a longo prazo para todos os atores envolvidos. “O comprometimento de uma empresa em operar de maneira ética, considerando o impacto social e ambiental de suas decisões, deve ser cada vez mais presente”, acrescenta.
Os valores arrecadados através das diferentes categorias de cotas — como Parque Acaraí, Babitonga, Restinga e Sambaqui — serão destinados ao desenvolvimento de atividades de conscientização ambiental, promovendo a proteção do patrimônio natural de São Francisco do Sul. Essas ações reforçam o compromisso do município com a sustentabilidade e fortalecem a integração entre poder público e iniciativa privada.
Cidade mais azul do Brasil
A cidade também confirmou seu status como a mais azul do Brasil ao garantir a certificação internacional do Programa Bandeira Azul para cinco pontos turísticos na temporada 2024/2025. Além das praias da Saudade, do Ervino, do Forte e Grande, que já ostentavam a bandeira em temporadas anteriores, a Marina VillaReal, na Praia do Paulas, foi incluída pela primeira vez.
Postado por saofranciscodosul em 11/dez/2024 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que haverá precariedade no abastecimento de água nos bairros Reta, Paulas, Iperoba, Capri, Sandra Regina, Praia Grande, Enseada, Ubatuba e Majorca, a partir das 22h de quarta-feira (11), devido a uma manutenção programada. A previsão é que o serviço seja normalizado gradualmente a partir das 6h de quinta-feira (12), após a conclusão dos trabalhos.
Clientes que possuem caixas d’água com capacidade adequada ao número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados por interrupções no abastecimento. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com as centrais de atendimento da concessionária através do telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 08/dez/2024 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias, a captação de água do sistema que abastece São Francisco do Sul foi comprometida, resultando em baixa pressão em algumas áreas da cidade. As equipes da Águas de São Francisco do Sul já concluíram a limpeza dos pontos captações e a normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual
A Águas de São Francisco do Sul solicita à população que utilize a água de forma consciente e racional, priorizando o consumo humano e as necessidades básicas. Em caso de dúvidas, entre em contato com as centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul pelo telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 04/dez/2024 - Sem Comentários
A implantação da rede de esgoto no bairro Itaguaçu, em São Francisco do Sul, representa um avanço significativo para o saneamento básico da região. Ruas como Paris, Erich Bosse, Oslo, Maria Soares, Manila, Londres, Luanda, Lusaka e Delhi já estão sendo beneficiadas com essa nova infraestrutura.
Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, destaca que as obras no bairro Itaguaçu são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da região. “A concessionária permanece firme em seu compromisso de levar saneamento básico a todos os moradores. Convidamos a comunidade a acompanhar as informações divulgadas pela Águas de São Francisco do Sul e colaborar para o sucesso deste projeto”, afirma.
Ao investir em uma infraestrutura moderna e eficiente, São Francisco do Sul contribui para a preservação do meio ambiente e demonstra seu compromisso com as futuras gerações. A falta de saneamento no Brasil é um problema grave, com um volume alarmante de esgoto sendo despejado na natureza diariamente – o equivalente a 5.253 piscinas olímpicas por dia, segundo o Instituto Trata Brasil. As obras em Itaguaçu representam um passo importante para reverter esse cenário e garantir um futuro mais sustentável para a cidade.
Ruas com obras da rede de esgoto em São Francisco do Sul
Rua Paris
Rua Erich Bosse
Rua Oslo
Rua Maria Soares
Rua Manila
Rua Londres
Rua Luanda
Rua Lusaka
Rua Delhi
Postado por saofranciscodosul em 03/dez/2024 - Sem Comentários
Águas de São Francisco do Sul também conquistou o troféu Responsabilidade Social Destaque de Santa Catarina
A Águas de São Francisco do Sul, Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú e Águas de Penha acabam de receber o Certificado de Responsabilidade Social 2023 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), reconhecimento entregue anualmente às empresas e organizações catarinenses que se destacam pelo seu balanço social e a transparência em suas ações.
Além disso, a Águas de São Francisco do Sul conquistou o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC como empresa de Médio Porte. Esta é a terceira vez que a empresa se destaca e recebe a premiação pelas ações socioambientais desenvolvidas no município.
As certificações e prêmios foram instituídos em 2004 por meio da Lei Estadual 12.298 e são entregues às empresas que, ao empreender, avançam no cumprimento do que deseja o estado, além de efetuarem a publicação do Balanço Social (uma exigência da certificação), destacando as principais atividades promovidas pela empresa.
A solenidade especial realizada na Assembleia Legislativa (Alesc), na noite desta segunda-feira (02). Ao todo, o evento recebeu 115 inscrições, das quais 69 receberam a certificação. Já o Troféu Destaque SC teve 21 finalistas, selecionadas entre as certificadas que apresentaram os melhores balanços sociais de 2023 e obtiveram os melhores índices na avaliação da comissão.
A presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Dayna Maressa Pamato, parabenizou os participantes da edição deste ano pela qualidade das ações desenvolvidas. Ela afirmou que a certificação, além de reconhecer as boas práticas, aproxima a sociedade do Parlamento.
“Conclamamos para que outras instituições também participem e divulguem as ações que já realizam e potencializem práticas que podem ser fortalecidas”, afirmou Dayna. “Isso trará bons frutos para nosso território”.
Para Reginalva Mureb, presidente das concessionárias em Santa Catarina, a conquista dos certificados é o reconhecimento do trabalho desenvolvido em 2023 pelas concessionárias da holding Aegea também nas áreas social e ambiental. “A certificação das concessionárias, que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar dentro da categoria Empresa de Médio Porte, coroada pela premiação da Águas de São Francisco do Sul, renova nossas energias e nos dá a certeza que estamos no caminho certo, apoiando o desenvolvimento das cidades onde atuamos”, destaca Reginalva.
“Esse reconhecimento consagra também a importância de trabalharmos ESG nas empresas, com fim de tornar os investimentos ainda mais responsáveis, distribuir prosperidade e promover a inclusão da população que mais precisa, além de proteger o meio ambiente para esta e as futuras gerações”, conclui.