Postado por saofranciscodosul em 31/jul/2023 - Sem Comentários
O uso de energias renováveis vem sendo cada vez mais debatido, principalmente dentro das corporações. Energia renovável é uma categoria de energia composta por recursos naturais que se regeneram rapidamente, ou que são ativos permanentemente, como o Sol e o vento, por exemplo. Aproveitando esses recursos, recentemente a Aegea de Santa Catarina, responsável pelas empresas Águas de Bombinhas, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul, anunciou um recorde em relação ao consumo de fontes renováveis. Conversamos com Reginalva Mureb, presidente das concessionárias, para entender mais sobre o assunto.
Confira na entrevista a seguir:
1) Porque as concessionárias Aegea vem aderindo ao uso das energias renováveis?
O consumo de energias renováveis e outros materiais que garantam a sustentabilidade dos municípios onde estamos inseridos é um dos nossos principais objetivos. A prestação do serviço de abastecimento e esgotamento sanitário tem de vir acompanhada com o foco no futuro e nas próximas gerações, fazendo o melhor uso possível, e de forma consciente, dos recursos disponíveis na natureza.
2) Quais são os índices de uso de energia limpa das empresas de Santa Catarina?
O uso de energia elétrica proveniente do mercado livre de energia e de geração distribuídas nas concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas Bombinhas, todas em Santa Catarina, alcançou o índice de 82%, nos seis primeiros meses de 2023.
3) Como as empresas vem se adaptando para esse consumo mais sustentável?
A mais recente estrutura das quatro concessionárias a ingressar no mercado de energia limpa foi a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Ubatuba), em São Francisco do Sul. Com ingresso da ETE – Ubatuba no programa de energia limpa, toda a energia utilizada pela estrutura será proveniente da energia eólica. Foram necessárias uma série de adequações as instalações operacionais e parcerias com fornecedores. Se considerado o índice de uso de energia limpa de cada concessionária, no entanto, ele está dividido da seguinte forma: São Francisco do Sul (90%); Bombinhas (86%), Camboriú (50%) e Penha (40%).
4) Quando essa iniciativa começou?
A mudança vem ocorrendo de forma gradativa. Em 2021, por exemplo, tínhamos apenas 18% de uso de energia renovável. No ano seguinte já estávamos consumindo 70% da energia vinda de fontes renováveis. Nesse ano conseguimos aumentar ainda mais o consumo, alcançando os 82%.
5) Quais os próximos avanços da Aegea de Santa Catarina nesse sentido?
Nosso objetivo é continuar investindo nas fontes renováveis, cada vez mais, e ampliar o consumo dessas energias principalmente onde ainda temos espaço para isso, como em Camboriú e Penha. Vale reforçar que o uso de energia proveniente do mercado livre de energia e de geração distribuídas está em linha com o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS7) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como foco a garantia de acesso à energia limpa para todas as pessoas até 2030.
Postado por saofranciscodosul em 19/jul/2023 - Sem Comentários
Com o objetivo de estar cada vez mais próximo dos clientes, a Águas de São Francisco do Sul tem investido em comunicação digital. Hoje, sua presença está online com website, facebook e instagram. A mais recente novidade é o lançamento de um vídeo institucional que ensina aos moradores do município o passo a passo de como se ligar à rede de esgoto em implantação no município. O vídeo que pode ser acompanhado neste linkhttps://www.instagram.com/reel/Cu2qY-kJr3Z/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%, também reforça a posição da concessionária de oferecer soluções para atender as demandas da comunidade em que está inserida.
O vídeo institucional da Águas de São Francisco do Sul tem pouco mais de um minuto e meio traz e explicações com personagens de animação de como fazer a ligação na rede de esgoto. A narrativa do vídeo institucional lembra, por exemplo, que antes de se conectar a rede de esgoto o cliente precisa receber a autorização da concessionária. Isso garante que a rede está pronta e evita vazamento de esgoto. No vídeo também estão todos os passos para que o cliente faz a adequação no seu sistema de esgoto até fazer a ligação na caixa de inspeção que a concessionária deixa enfrente as residências.
Maraisa Mendonca, gestora operacional da Águas de São Francisco do Sul, lembra que antes de buscar essa adequação, o cliente tem que saber se as tubulações do sistema público de esgoto já podem ser usadas em seu bairro. Somente em áreas em que há rede em operação, em que o esgoto pode ser coletado e tratado, é que a residência pode fazer a conexão do esgoto interno da residência ao sistema da Águas de São Francisco do Sul.
A partir dessa ligação é recomendável desativar e enterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. O trabalho é uma realização do departamento de comunicação da Águas de São Francisco do Sul.
Postado por saofranciscodosul em 14/jul/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que, devido ao ciclone que assolou a região nos últimos dias, a Estação de Tratamento de Água da Glória permanece sem energia elétrica. Até o momento os reservatórios estão mantendo o abastecimento, contudo, a concessionária alerta para possíveis baixas pressões e desabastecimento. O tratamento será retomado de forma gradativa, assim que a energia for reestabelecida.
Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 13/jul/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que, devido as oscilações na rede elétrica que atende o sistema de abastecimento de água do município em razão dos ventos provocados pelo ciclone extratropical que atinge o Sul do Brasil, pode haver precariedade e/ou oscilação de pressão na rede nesta quinta-feira (13).
Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 11/jul/2023 - Sem Comentários
A Aegea – holding controlador das Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas e líder no setor privado de saneamento – assinou, em conjunto com fundos de investimento geridos pela Perfin e pela Kinea, o contrato de aquisição da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), que beneficiará 317 municípios — de um total de 497 — do Rio Grande do Sul.
Com a aquisição, a companhia, que já opera a PPP de esgoto Ambiental Metrosul em 9 municípios da região Metropolitana de Porto Alegre, expandirá a sua base de clientes atendidos para mais de 6 milhões de pessoas, pouco mais da metade da população do Estado.
O investimento previsto pela empresa para o funcionamento e qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário totalizará R$ 15 bilhões até 2033, prazo estabelecido pelo marco legal do setor para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil. A principal meta será a ampliação do atendimento da população com coleta e tratamento de esgoto, que deve saltar dos atuais 20,1% para 90% até 2033.
“A assinatura do contrato expande significativamente a atuação da Aegea no Rio Grande do Sul, levando mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas por meio do saneamento básico. Neste primeiro momento, vamos realizar uma grande mobilização durante os primeiros 100 dias”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
Divididas em três eixos de atuação, as ações iniciais concentram a entrega de um pacote de 356 intervenções, contemplando os 317 municípios atendidos; a ativação do Plano Litoral, com o objetivo de implantar um novo sistema de tratamento de esgoto no Litoral Norte; e os primeiros passos do Plano de Resiliência Hídrica.
Para Leandro Marin, vice-presidente regional do Grupo Aegea, “o principal investimento a ser feito é a expansão da rede de esgotamento sanitário, mas a companhia também tem foco no combate à insegurança hídrica e seus impactos, como a falta d´água, a intermitência do abastecimento e outros problemas crônicos de diversas regiões do Estado”, destaca.
A Aegea acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela execução de investimento que resultem em benefícios diretos à população, que vão além dos compromissos contratuais, na busca pelo desenvolvimento socioeconômico do país.
Postado por saofranciscodosul em 06/jul/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que em função de uma manutenção programada pela Celesc, poderá haver precariedade no abastecimento de água nos bairros Rocio Grande e Paulas amanhã, sexta-feira, 07 de julho. O serviço que afetará o booster Monte Trigo será realizado das 8h às 12horas. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa após a retomada do fornecimento de energia.
Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 06/jul/2023 - Sem Comentários
O Núcleo Social de São Francisco do Sul – organização de idealizada pela Águas de São Francisco do Sul – que reúne entidades de diferentes segmentos do município – esteve reunida na última semana na ArcelorMittal Vega. Um dos assuntos em pauta foi a prorrogação da Campanha do Agasalho 2023 até o dia 14 de julho. É fundamental a colaboração de todos que puderem participar da ação solidária.
Também foi falado sobre o papel do núcleo em contribuir para promover o bem comum de forma coletiva no município e a elaboração de uma agenda com as atividades que fazem parte do núcleo. Desta forma, reduzem o risco de conflito de datas. Durante o encontro, os representantes da ArcelorMittal no núcleo fizeram uma apresentação da empresa para os participantes da reunião.
Luiz Gustavo Marzollo, analista de responsabilidade social da Águas de São Francisco do Sul, explica que os esforços do voluntariado local contribuem diretamente para os resultados das ações do Núcleo Social. A proposta é de que o Núcleo Social se reúna mensalmente, sempre na segunda segunda-feira do mês na sede de uma das entidades participantes. Kally Cristina Dallagnelo Finke, Analista de Comunicação e Responsabilidade Social da ArcelorMittal Vega, destacou durante o encontro que essas reuniões são importantes, pois são oportunidade para discutir as ações dos participantes de forma igualitária.
Postado por saofranciscodosul em 05/jul/2023 - Sem Comentários
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) segue as diretrizes reconhecidas mundialmente, como a ISO 9001, 14001 e 45001
Focada no atendimento cada vez melhor ao cliente e no desenvolvimento interno da equipe, as unidades da Aegea de Santa Catarina estão implementando o novo Sistema de Gestão Integrado (SGI). Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de Camboriú contam com uma equipe de colaboradores que vem passando por auditorias e treinamentos para garantir o atendimento das normas e adequações do sistema de gestão. O SGI, inclusive, segue as normativas de importantes certificações internacionais, como os ISOs 9001, 14001 e 45001.
Depois de implementado e em pleno funcionamento, o objetivo das concessionárias é de buscar estas certificações, conforme explica Julia Ketherin Franke Gelak, Analista de Qualidade (EHS). Além disso, o novo sistema busca trazer mais qualidade para os processos internos da empresa trazendo benefícios como: redução de erros e retrabalho, gestão de riscos e oportunidades, ainda mais qualidade na entrega dos serviços, redução de acidentes de trabalho, etc. Ainda de acordo com Julia, a implementação do Sistema de Gestão Integrado e posterior certificação garante que a gestão mantenha o crescimento, garantindo o cuidado com o meio ambiente e saúde dos colaboradores.
“Nós estamos contando com o apoio de uma consultoria especializada, e a posterior certificação será feita por uma empresa acreditada e com reconhecimento internacional”, comenta. “Nessa fase estamos implementando a adequação documental, treinamento e capacitação dos colaboradores e organização dos nossos processos e fluxos internos. Nossa intenção é construir uma base sólida, buscando implementar uma cultura dentro da regional”, completa Julia.
Para Reginalva Mureb, presidente das concessionárias, esse investimento e trabalho interno vem a somar aos serviços prestados aos moradores. “Estamos cada vez mais trabalhando por um atendimento humanitário, de excelência e preocupação com o desenvolvimento social e ambiental. Nossas ações são norteadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, com foco no ser humano e no ambiente onde vivemos”, encerra.