Arquivo de agosto 29America/Sao_Paulo 2024

Bairro Itaguaçu, em São Francisco do Sul, ganha mais qualidade de vida com obras da rede de esgoto

Postado por saofranciscodosul em 29/ago/2024 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco do Sul segue avançando com as obras de expansão da rede coletora de esgoto no bairro Itaguaçu, transformando a realidade de toda a comunidade. Atualmente, mais de 20 vias do bairro estão recebendo a nova infraestrutura, o que representa um importante passo para melhorar a qualidade de vida da população e proteger o meio ambiente.

É importante ressaltar que condições climáticas adversas, como chuvas intensas e prolongadas, podem ocasionar interrupções ou atrasos nas obras. A concessionária está atenta a essas variáveis e adotará as medidas necessárias para minimizar os impactos e garantir a conclusão das obras no prazo previsto.

Para garantir a segurança de todos, a Águas de São Francisco do Sul orienta motoristas e pedestres a evitarem, sempre que possível, as ruas em obras e a obedecerem à sinalização. É fundamental redobrar a atenção ao trafegar pelas vias em que as obras estão sendo realizadas, respeitando os limites de velocidade e as orientações dos agentes de trânsito.

Com essa obra, a concessionária garante o tratamento adequado dos efluentes, evitando a contaminação dos recursos hídricos e contribuindo para a saúde pública. A implantação da rede de esgoto também valoriza os imóveis e torna o bairro ainda mais atrativo.

Ruas com obras da rede de esgoto

Rodovia Duque de Caxias
Rua Paris
Rua Oslo
Rua Praga
Rua Laurentino
Rua Navegantes
Rua Berna
Avenida Willy Wiest
Rua José Gabriel da Silva
Rua Armazém
Rua Berlim
Rua Campo Alegre
Rua Criciúma
Rua Canelinha
Rua Formosa
Rua Manila
Rua 201
Rua Oscar Bernardo Beckauser
Rua Imigrantes
Rua Tóquio
Rua São Domingos
Rua Teerã
Rua Tunis.
Rua Tirania
Rua Santiago
Rua Itapiranga

Atenção: rompimento de adutora afeta abastecimento de água nos bairros Forte, Capri e Itaguaçu

Postado por saofranciscodosul em 28/ago/2024 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco do Sul informa que um vazamento em uma adutora localizada na Estrada no Forte (bairro Ubatuba) está causando precariedade no abastecimento de água nos bairros Forte, Capri e Itaguaçu. As equipes já estão trabalhando no local para realizar o reparo, com previsão de conclusão em 4 horas.  Após a conclusão do reparo, a distribuição da água ocorrerá de forma gradual.

Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e as necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.

Águas de São Francisco do Sul abre as portas para mais de 250 visitantes em 2024

Postado por saofranciscodosul em 26/ago/2024 - Sem Comentários

Águas de São Francisco do Sul abre as portas para mais de 250 visitantes em 2024

*São Francisco do Sul (SC)*– A Águas de São Francisco do Sul recebeu cerca de 250 visitantes entre janeiro e agosto deste ano através do programa Portas Abertas. A iniciativa, que oferece visitas guiadas às instalações da concessionária, como estações de tratamento de água e esgoto, tem como objetivo promover a educação ambiental e aproximar a comunidade dos processos de saneamento básico.

Alunos da Escola Básica Municipal Francisco Anselmo Correia, localizada no bairro Laranjeiras, foram os últimos a participar das visitas. Acompanhados por profissionais da empresa, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina do tratamento de água do município. A escola levou mais de 30 alunos para conhecerem a Estação de Tratamento de Água (ETA-Rocio), principal do município.

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência educativa e informativa para os visitantes, mostrando a importância do saneamento básico para a saúde pública e para o meio ambiente”, afirma Lucas Nogueira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul

Público diverso

O programa Portas Abertas tem recebido um público diverso, incluindo estudantes de diferentes níveis de ensino, professores, representantes de associações e órgãos públicos. “É muito gratificante ver o interesse da comunidade em conhecer nosso trabalho e entender os processos que ocorrem nas nossas instalações”, complementa Nogueira.

Como participar

As visitas do programa Portas Abertas são gratuitas e podem ser agendadas diretamente com a equipe de Responsabilidade Social da Águas de São Francisco do Sul. Para mais informações, basta entrar em contato com a concessionária ou acompanhar as redes sociais da empresa: Facebook (https://www.facebook.com/aguasdesfs/)  e Instagram  (https://www.instagram.com/aguasdesfs/).

Obras da implantação do sistema de esgoto seguem avançando no bairro Itaguaçu, em São Francisco do Sul

Postado por saofranciscodosul em 22/ago/2024 - Sem Comentários

As equipes responsáveis pela implantação da rede coletora de esgoto no bairro Itaguaçu, em São Francisco do Sul, estão intensificando os trabalhos para levar mais saneamento básico à região. Devido às obras, é possível que haja alterações no trânsito em algumas ruas. A concessionária Águas de São Francisco do Sul pede aos motoristas e pedestres que redobrem a atenção e sigam a sinalização. Para evitar transtornos, a concessionária orienta o uso de rotas alternativas sempre que possível.

Vilmar Pereira da Silva Júnior, gerente de operações da Águas de São Francisco do Sul, destaca a importância das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em São Francisco do Sul. Segundo ele, essa iniciativa proporcionará saúde, desenvolvimento econômico e sustentabilidade para todas as atividades econômicas e sociais realizadas no bairro.

O saneamento básico é um direito humano fundamental e está diretamente ligado à qualidade de vida da população. Embora o Brasil tenha avançado nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito. De acordo com o Trata Brasil, milhões de brasileiros ainda não têm acesso à coleta de esgoto e à água tratada. A universalização do saneamento é um desafio que exige investimentos e políticas públicas eficazes, como as que estão sendo implementadas em São Francisco do Sul.

Ruas, avenidas e rodovias com obras de esgoto:

Rodovia Duque de Caxias
Rua Paris
Rua Oslo
Rua Praga
Rua Laurentino
Rua Berna
Avenida Willy West
Rua José Gabriel da Silva
Rua Armazem
Rua Berlim
Rua Campo Alegre
Rua Criciuma
Rua Canelinha
Rua Formosa
Rua Praga
Rua Manila
Rua 201
Rua Navegantes
Rua Descanso
Rua Oscar Bernardo Beckauser
Rua Imigrantes
Rua Tóquio
Rua São Domingos
Rua Teerã
Rua Túnis
Rua Tirania
Rua Santiago
Rua Itapiranga

Aegea vence licitação para prestação de serviço de saneamento básico no município de Palhoça (SC)

Postado por saofranciscodosul em 15/ago/2024 - Sem Comentários

Mais de 220 mil pessoas serão beneficiadas com abastecimento de água

e coleta e tratamento de esgoto na cidade

São Paulo, 14 de agosto de 2024 – A Aegea Saneamento, uma das maiores empresas do setor no País, através do Consórcio Aegea, formado por Aegea, com participação de 1%, e Saneamento Consultoria S.A, veículo de investimento no qual a Aegea detém 75% de participação no capital votante, com participação de 99%, venceu a disputa da Concorrência Pública nº 96/2024, cujo objetivo consiste na concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotamento sanitário no município de Palhoça, em Santa Catarina, localizado na região metropolitana de Florianópolis.

Estão previstos cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato, que beneficiarão uma população de mais de 220 mil habitantes. A nova unidade da Aegea vai contemplar os serviços para universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, atendendo as metas do marco regulatório do setor.

O município será beneficiado com as iniciativas da companhia para o atendimento das metas do novo marco do saneamento. A empresa promoverá melhorias no abastecimento de água e no tratamento de esgoto, aumentando a cobertura de 93% para 100% e de 10% para 90% nos primeiros 10 anos de contrato, respectivamente.

“Esta nova concessão é uma medida fundamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores, principalmente ao trabalharmos para aumentar os índices de coleta e tratamento de esgoto, que ainda são baixos. Nossas ações promoverão o desenvolvimento econômico sustentável e garantirão um ambiente saudável para a população. Confiamos neste projeto tanto por nossa experiência quanto pela sinergia com as nossas outras quatro unidades em Santa Catarina, nos municípios de Bombinhas, Penha, Camboriú e São Francisco do Sul. Com esse novo negócio, passaremos a atender mais de 400 mil pessoas no estado”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Presente em mais de 500 municípios brasileiros, distribuídos em 15 estados, a companhia agrega e leva expertise ao setor em diferentes modelos de contrato, atendendo mais de 31 milhões de pessoas. “A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado à nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas, será fundamental para o desenvolvimento contínuo da região”, completa Casseb.

A Aegea parabeniza a Prefeitura de Palhoça pela iniciativa e acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela complementaridade e atuação integrada entre o poder público e o setor privado.

A sessão pública foi realizada nesta quarta-feira, 14 de agosto.

Relatório de Balanço Social 2023 da Águas de São Francisco do Sul apresenta iniciativas sustentáveis da empresa

Postado por saofranciscodosul em 14/ago/2024 - Sem Comentários

A concessionária Águas de São Francisco do Sul acaba de divulgar o balanço social de 2023, com destaque para as contribuições da companhia para a sociedade. O relatório descreve as principais atividades, iniciativas, práticas de gestão, indicadores e compromissos relacionados às questões ambientais, sociais, de governança e de compromisso com os ODS (Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU, que abordam os principais desafios enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

O documento está disponível na versão digital no https://aguasdesaofranciscodosul.com.br/documentos onde as ações sociais e informações institucionais podem ser conferidas de modo simples e transparente.

O balanço social da Águas de São Francisco do Sul demonstra à sociedade o comprometimento da concessionária com seu desenvolvimento e o nível de responsabilidade que possui com a comunidade do município. “Este relatório retrata a nossa preocupação com o social e a área ambiental”, comenta a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb.

O documento destaca as ações norteadas pelos pilares ESG (“Environmental, Social and Governance” ou “Ambiental, Social e Governança”), contribuindo assim para qualidade de vida e saúde da população, como: prevenção da poluição e ações de proteção ao meio ambiente, prevenção de lesões e doenças dos seus colaboradores, por meio da gestão de perigos e análise de riscos e melhoria contínua e sustentável dos seus processos.

“Destacamos, em especial, três pontos importantes na decisão de divulgar nossos resultados: a necessária transparência com a população; a reunião de informações que permitirão comparar o nosso desempenho ao longo do contrato; e uma visão global de como impactamos com nossos serviços os nossos clientes, nossos colaboradores e o meio ambiente”, completa Reginalva.

O relatório apresenta, por exemplo, como a concessionária atuou durante o ano, o que fez para garantir água à população, como se relacionou com os vários públicos, sua atuação na área ambiental e os seus resultados. “Também medimos a satisfação do cliente para balizar a nossa atuação enquanto concessionária. A Águas de São Francisco do Sul tem um importante papel social e um compromisso com o município de levar saúde para todos. Nós estamos aqui para servir a população, esse é o nosso foco”, explica a presidente.

Em São Francisco do Sul, o projeto Sanear São Chico é um dos destaques do ano. A previsão é de um investimento de R$ 125 milhões para levar mais qualidade de vida ao povo francisquense. De acordo com dados do Trata Brasil, a cada 1 real investido em saneamento básico economiza-se 4 reais em custos de saúde. E não para por aí: o esgotamento sanitário também traz valorização imobiliária para o município.

Para a diretora executiva da empresa, Maraísa Mendonça, a busca pela melhoria contínua faz parte da gestão da empresa. “Além das ações internas, são valorizadas parcerias e diálogos constantes com a população nos mais diferentes temas, buscando colaborar para o desenvolvimento sustentável na região de influência”, finaliza ela.

O relatório reforça outras iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável, como a adoção de energia renovável, por meio do Mercado Livre de Energia, menores índices de perdas de água e pontos de monitoramento de água.

Quer saber mais sobre o relatório Balanço Social 2023? Confira o documento na íntegra: https://aguasdesaofranciscodosul.com.br/documentos/

Águas de São Francisco do Sul e Senai oferecem curso gratuito de encanador hidráulico

Postado por saofranciscodosul em 12/ago/2024 - Sem Comentários

Com o avanço das obras de implantação da rede de esgoto em São Francisco do Sul, que devem atingir a marca de 160 km até o final do ano, surge uma crescente necessidade de mão de obra especializada na área. Para atender a essa demanda e garantir a qualidade das ligações domiciliares, a Águas de São Francisco do Sul, em parceria com o Senai, está promovendo um curso gratuito de encanadores.

As aulas acontecem dia 21 de agosto, das 18h30 às 22h30, e serão realizadas nas instalações do Senai, localizado na Avenida Dr. Nereu Ramos, 2943, no Rocio Grande. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas pelo link https://shorturl.at/vlhxS.

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para a execução de serviços de instalação e manutenção de redes de esgoto, atendendo aos padrões técnicos e normativos exigidos. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade e melhorar a qualidade de vida da população.

AGENDA
Curso de Encanador Hidráulico
Data: 21 de agosto
Horário: 18h30 às 22h30
Local: SENAI de São Francisco do Sul, Av. Doutor Nereu Ramos, 2493, Rocio Grande
Inscrições: https://shorturl.at/vlhxS

Águas de São Francisco do Sul trabalha no reparo de rede de distribuição de água tratada

Postado por saofranciscodosul em 09/ago/2024 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco do Sul informa que, na manhã desta sexta-feira (09/08), está realizando o reparo de uma rede de distribuição de água tratada na Rua Jacarta, no bairro Ubatuba, em decorrência de um dano causado por terceiros. Em virtude dos trabalhos, pode ocorrer baixa pressão ou intermitência no abastecimento dos bairros Forte, Capri e Itaguaçu. A normalização do fornecimento de água ocorrerá de forma gradual após a conclusão dos reparos.

Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e as necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.

Obras da rede de esgoto continuam avançando no bairro Itaguaçu, em São Francisco do Sul

Postado por saofranciscodosul em 06/ago/2024 - Sem Comentários

As obras de implantação da rede de esgoto no bairro Itaguaçu, em São Francisco do Sul, continuam avançando e representam uma conquista significativa para a qualidade de vida da população local. A estrutura contribuirá, por exemplo, para a melhoria da saúde pública, proteção dos recursos hídricos e valorização imobiliária. A estimativa é de que até o final do ano São Francisco do Sul conte com cerca de 160 km de rede de esgoto.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, destaca que as obras são essenciais para garantir um futuro mais saudável e sustentável para o município. “Além de prevenir doenças e proteger o meio ambiente, essa iniciativa contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região, atraindo novos investimentos e valorizando os imóveis”, pontua.

O andamento das obras, no entanto, dependente das condições climáticas que podem exigir ajustes no planejamento para garantir a conclusão dentro do prazo previsto. A companhia também alerta os motoristas para que prestem atenção à sinalização ao utilizar as ruas do bairro que estão em obras, procurando vias alternativas. Confira a relação das ruas com obras da rede de esgoto.

Ruas e avenidas com obras da rede de esgoto:

Rua Ancara

Avenida Willy West

Rua Caracas

Rua Cedro

Rua São Domingos

Rua Tirania

Rua Santiago

Rua Tunis

Rua Teerã

Rua Tóquio

Rua Armazem

Rua Berna

Rua José Gabriel da Silva

Rodovia Duque de Caxias

Rua Berlim

Rua Maldonado

Rua Imigrante

Rua Praga

Rua Paris

Rua Oslo

Rua Manila