Arquivo de janeiro 31America/Sao_Paulo 2023

Manutenção em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento da região das praias nesta terça à noite

Postado por saofranciscodosul em 31/jan/2023 - Sem Comentários

A Àguas de São Francisco do Sul comunica que, devido à manutenção da adutora de 300mm que abastece a região das praias, pode ocorrer baixa pressão ou precariedade no abastecimento na noite desta terça-feira, 31 de janeiro, na região dos balneários. Os trabalhos estão previstos para iniciar às 21h, como forma de mitigar o impacto a moradores e visitantes.

O abastecimento será retomado de forma gradativa, tão logo o trabalho seja concluído.

Os atendimentos permanecem pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444.

Concessionárias da Regional Aegea SC batem recorde no uso de energias renováveis

Postado por saofranciscodosul em 26/jan/2023 - Sem Comentários

Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul migraram para o mercado de energias sustentáveis

Investindo na tecnologia e com o foco no desenvolvimento sustentável dos municípios, a Aegea Regional SC – Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul – fechou o ano de 2022 com aproximadamente 70% do consumo de energia elétrica preveniente de energia renovável, seja de fonte de usina solar ou eólica. A expectativa para este ano é de continuar investindo em novas ações e aumentar ainda mais o consumo compensado através da geração de energias renováveis.

A iniciativa de migrar para o Mercado Livre de Energia e para a Geração Distribuída teve início há alguns meses e se consolidou durante o ano passado. Na prática, isso significa que as concessionárias vêm apostando no uso de energias renováveis e inovadoras para garantir o abastecimento da população.

“O consumo de energia elétrica através de fonte renovável traz uma série de benefícios para o meio ambiente. De forma prática, as concessionárias da Regional SC, parte do Grupo Aegea, que antes utilizavam fontes do mercado cativo tradicional como hidrelétricas, termoelétricas, passam a ser exclusivamente, para as devidas Unidades consumidoras de fontes geradoras renováveis, como usinas eólicas ou solares” explica o responsável pelo Centro de Operações Integradas da Águas de Bombinhas, Henrique Gonçalves Mendes.

Ainda de acordo com ele, na Águas de Bombinhas, hoje, 86% do consumo da cidade é proveniente de energia do Mercado Livre. Em São Francisco do Sul, mais de 72% do consumo é proveniente também do Mercado Livre. Já na Águas de Penha, aproximadamente 40% do consumo é proveniente de energia da Geração Distribuída.

“Este é um passo importante para a empresa, que sempre olhou com atenção para as inovações do mercado. Muito mais do que uma mudança tecnológica, esta mudança representa também um apoio para a produção de energias renováveis, que não agridem a natureza”, explica Reginalva Mureb, presidente das empresas.

A principal vantagem dessa migração é a sustentabilidade, de poder contribuir com o meio. Além disso, o Mercado Livre e a Geração Distribuída também oferecem poder de decisão para as empresas, que a partir de então podem escolher o seu fornecedor de energia. Sendo assim, ao contratar um fornecedor de fontes renováveis, as empresas ajudam a diminuir a emissão de gases do efeito estufa, por exemplo.

A adoção de energia solar pela Aegea faz parte do compromisso da companhia em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões. O grupo faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões e, atualmente, 94% da energia consumida em todas as unidades de norte a sul do país é de fontes renováveis. Em abril de 2022, a Aegea assumiu como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, o que reforça o compromisso da companhia na agenda ESG. Essa meta está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil.

COMUNICADO: Águas de São Francisco do Sul atua em reparo de rede, nesta quarta-feira (25)

Postado por saofranciscodosul em 25/jan/2023 - Sem Comentários

 

A Águas de São Francisco do Sul informa que, devido a um rompimento de adutora identificado nesta quarta-feira (25), algumas regiões podem passar por precariedade no abastecimento ou baixas pressões pelas próximas horas. As equipes já estão atuando no local, a previsão é de que as operações sejam concluídas até às 20 horas.

Enquanto isso, os bairros afetados são Itaguaçu, Forte e Capri. O abastecimento será retomado de forma gradativa, assim que os trabalhos forem concluídos.

Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.

Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/.

Águas de São Francisco do Sul distribuiu mais de 364 milhões de litros de água no período de maior consumo do ano

Postado por saofranciscodosul em 11/jan/2023 - Sem Comentários

No período de maior consumo de água, entre os dias 15 de dezembro de 2022 e o dia 3 de janeiro de 2023, a Águas de São Francisco do Sul distribuiu mais de 364 milhões de litros de água para atender a demanda da população. O volume é suficiente par encher quase 193 piscinas olímpicas (uma piscina olímpica tem 1.890.000 litros de água).

No período, a concessionária amentou também em mais de 260% o volume de esgoto tratado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba). Com isso, a cidade passou de 10 milhões de litros de esgoto tratado na temporada passada para mais de 38 milhões de litros no atual período, volume este que deixou de ser destinado de forma bruta na natureza. “Saneamento básico é fundamental para evitar a poluição, preservar a saúde das pessoas e o meio ambiente”, destaca Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul.

Para este verão, a concessionária realizou melhorias na rede de abastecimento, qualidade da água, atualizações do atendimento ao cliente, aumento de reservação de água bruta e implantação de reservatório móvel no bairro Praia Grande. Outra ação realizada pela Águas de São Francisco do Sul para a temporada foi a retirada de um vazamento na rede subaquática que liga o continente a ilha.

Mesmo com a redução do número de turistas devido parte já ter retornado aos seus destinos de origem, a concessionária continua operando bem acima da demanda fora do verão. “Além dos investimentos nos sistemas de abastecimento, a empresa exige maior empenho e dedicação da equipe de empregados tanto na área operacional como no atendimento ao cliente”, acrescenta Reginalva. A cidade ainda não tem um levantamento do número de visitantes durante o período e aguarda o resultado de uma pesquisa encomendada a uma universidade da região. Estimativas apontam, no entanto, que só na noite de réveillon, São Francisco do Sul recebeu ao menos 80 mil pessoas.

De acordo com Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Regional SC, a oferta de água tratada entregue à população durante o período de maior consumo do ano recebeu o reforço da água economizada pela redução das perdas – volumes de água que não são consumidos, por serem perdidos através de vazamentos em seu percurso, desde as estações de tratamento de água até os pontos de entrega nos imóveis dos clientes. Em São Francisco do Sul, os constantes investimentos da concessionária reduziram o volume de perdas para 17% em novembro, bem abaixo das perdas registradas no começo da concessão que era de 35%.