Postado por saofranciscodosul em 29/nov/2023 - Sem Comentários
O sistema de coleta e tratamento de esgoto em São Francisco do Sul vem evoluído significativamente nos últimos anos. Atualmente, a concessionária Águas de São Francisco do Sul está com diversas frente de trabalhos em diferentes ruas dos bairros Ubatuba, Sandra Regina e Iperoba – confira abaixo onde estão as obras esta semana – com o objetivo de ampliar a cobertura e eliminar o esgoto a céu aberto no município. Dependendo das condições climáticas, pode haver alterações no cronograma das obras.
Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, lembra que o sistema de tratamento de esgoto é um dos parâmetros de desenvolvimento socioeconômico de uma cidade. O sistema evita a propagação de mais de 100 doenças, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já que o tratamento aplicado no esgoto gerado de residências e estabelecimentos comerciais diminui a quantidade de poluentes e de agentes biológicos, incluindo bactérias, vírus e parasitas.
Além da divulgação semanal das obras em seus canais de comunicação e veículos de comunicação, a concessionária mantém uma rotina de visitas da equipe de responsabilidade social aos moradores das ruas em obras, porta a porta, para orientar a população sobre as obras e os benefícios do saneamento.
Marco Campesatto, coordenador de comunicação da Águas de São Francisco do Sul, explica que o trabalho do analista de responsabilidade social é feito para que os moradores compreendam a importância do esgotamento sanitário e saibam os benéficos que o sistema trará à saúde pública e ao equilíbrio do meio ambiente.
Ruas e avenidas com obras da rede de esgoto em São Francisco do Sul:
Papa João Paulo II
Nepal
Maria Soares
Claudio Matias de Souza
Francisco Olher
Itamundi
Rodovia Duque de Caxias
2º Tenente Marcelo Braga
Oscar Bernardo Beckauser
Jamaica
Cláudio Matias de Souza
Israel
Postado por saofranciscodosul em 28/nov/2023 - Sem Comentários
Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” leva consciência ambiental ao público
Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará no município de São Francisco do Sul (SC), no estacionamento do Mercado Público Municipal, durante quatro dias, com entrada gratuita. Na quinta (30/11) e na sexta (1/12), a mostra fica disponível das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já no sábado (2/12) e no domingo (3/12), o atendimento ao público é das 14h às 18h30. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo (dias 2/12 e 3/12), às 18h30. A entrada é gratuita.
A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura. O apoio local é da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul e Prefeitura de São Francisco do Sul. O patrocínio é da Águas de São Francisco do Sul.
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.
O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e passará, até o segundo semestre de 2024, por Espírito Santo, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. Em Santa Catarina, o projeto esteve em Bombinhas (9/11 a 12/11), Camboriú (16/11 a 19/11) e Penha (23/11 a 26/11), além de São Francisco do Sul (30/11 a 3/12).
“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
Já para a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, além de levar abastecimento e esgotamento sanitário ao município, um dos objetivos da concessionária é, também, o de apoiar eventos que fomentem a cultura e educação. “Incentivar iniciativas como esta faz parte dos nossos valores e nossa missão nas cidades onde atuamos. Acreditamos que investir nas comunidades, principalmente nas crianças, transforma o mundo que queremos viver “, completa ela.
Mostra de Cinema
Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas. “Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
PROGRAMAÇÃO
Projeto itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Local: Estacionamento do Mercado Público Municipal, em São Francisco do Sul (SC)
Quinta (30/11) e sexta (1/12)
Exposição: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Sábado (2/12) e domingo (3/12)
Exposição: das 14h às 18h30
Cinema ao ar livre: 18h30
.
Postado por saofranciscodosul em 27/nov/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que, devido a um rompimento de adutora causado por terceiros, pode haver precariedade no abastecimento nos bairros Enseada e Praia Grande. Equipes trabalham no conserto da tubulação. A normalização do abastecimento se dará de forma gradativa.
Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e as necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 21/nov/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul divulga semanalmente o cronograma das obras para a implantação das redes de coleta de esgoto nos meios de comunicação e também publica no seguinte endereço eletrônico: https://aguasdesaofranciscodosul.com.br/sanearsaochico/ no ícone de notícias e nas redes sociais da concessionária: https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e https://www.instagram.com/aguasdesfs.
Em caso de chuvas ou outras interferências, pode ocorrer mudança na programação. Marco Campesatto, coordenador de comunicação da concessionária, explica que o principal objetivo dessa divulgação é popularizar e contribuir com a rotina das pessoas, evitando que elas sejam surpreendidas com o andamento das obras ou tenham dificuldades para deslocamento no período das obras.
A concessionária mantém também um grupo de WhatsApp ativo com os moradores das áreas com obras em andamento para levar informações de forma mais rápida à população, aberto à participação da comunidade. Antes de iniciar as obras, a equipe de responsabilidade social da concessionária percorre as ruas levando informações sobre os serviços e cadastrar os moradores interessados no grupo de WhatsApp.
O grupo foi criado exclusivamente para esclarecimento de dúvidas sobre a implantação da rede de esgoto e, além da população beneficiada pelas obras, também fazem parte os corpos técnicos das concessionárias diretamente ligadas aos serviços do sistema de esgoto.
Os trabalhos são realizados por trechos e as equipes não necessariamente atuam em todas as vias simultaneamente. Mas é preciso cuidado e a compreensão de quem circula por estes locais, já que há previsão de interdições (parciais e totais) e desvios no fluxo. Leonardo Caleiro, técnico em segurança do trabalho da Águas de São Francisco do Sul, explica que a atenção à sinalização deve ser redobrada para evitar acidentes, assim como a colaboração em não estacionar os veículos nestas ruas durante os períodos das obras. Nos casos de emergências médicas ou de serviços essenciais (Bombeiros, Defesa Civil entre outros), a passagem será liberada.
Nesta fase, os trabalhos de implantação da rede de coleta de esgoto e ampliação estão concentrados no bairro Ubatuba, na região das praias. Esta semana, no entanto, as obras prosseguem em 12 ruas (confira a relação das ruas com obras de esgoto abaixo). O número de frentes de trabalho pode ser maior, uma vez que uma mesma rua ou avenida pode ter mais de uma frente de trabalho.
Ruas com obras das redes de esgoto
Rua Papa João Paulo II
Rua Nepal
Rua Clair Lídia dos Santos
Rua Rodovia. Duque de Caxias
Rua Segundo Tenente
Rua Japão
Rua Jamaica
Rua Oscar B. Backouser
Rua Mato Grosso do Sul
Avenida Progresso
Rua Rio de Janeiro
Postado por saofranciscodosul em 20/nov/2023 - Sem Comentários
Ação do projeto educacional ‘Imagens que Transformam’ capacitou 20 alunos e abordou técnicas sobre fotografia e linguagem publicitária com o tema Água e sua relação com saúde, alimentação, florestas e resíduos
O Dia da Imagem, workshop gratuito sobre técnicas de fotografia e linguagem publicitária, aconteceu nos dias 10 e 16 de novembro em São Francisco do Sul (SC) com a presença de 20 alunos de escolas públicas. A etapa faz parte do projeto educacional ‘Imagens que Transformam’ e foi exclusiva para os estudantes das Escolas Municipais Doutor Franklin de Oliveira, vencedora pelo voto popular no site do projeto, e Doutor Rogério Zattar, eleita pela Comissão Julgadora.
O workshop marca a finalização das Campanhas de Utilidade Pública, elaboradas pelos alunos sobre conscientização ambiental com o tema Água e sua relação com saúde, alimentação, florestas e resíduos. Os resultados finais serão expostos em mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais) da cidade.
O “Imagens que transformam” é uma iniciativa da Flamingo Comunicação em parceria com a Secretaria Municipal de São Francisco do Sul e tem o apoio do Instituto Aegea, e de sua concessionara local Águas de São Francisco do Sul, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo são oito cidades participantes: Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Manaus (AM), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).
O projeto educacional utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão para abordar o tema da Água em peças de campanhas de utilidade pública. A primeira etapa são as oficinas de capacitação para professores. Depois ocorrem as votações popular e por comissão Julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade. Há ainda o Dia da Imagem, um workshop gratuito sobre técnicas de fotografia elinguagem publicitária. As campanhas são apresentadas em mídias locais da cidade, como outdoors, jornais ou portais digitais. O e-book exclusivo para cada cidade e o Livro “Imagens que transformam” compilando as campanhas das oito cidades participantes completam o portfólio do projeto.Entenda mais em: https://imagensquetransformam.com.br/
Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é responsável por destinar e coordenar os investimentos sociais da Aegea Saneamento, empresa líder no setor de saneamento básico e que leva à cada município onde atua, mais saúde e qualidade de vida para a população. Hoje, são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 municípios, de norte a sul do Brasil. O principal objetivo do Instituto Aegea é ser um núcleo de inteligência social e acompanhar o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de renda. Além disso, o instituto tem como meta buscar as melhores práticas para que a empresa realize seu investimento com foco e de forma estratégica para aumentar o desenvolvimento humano nos municípios em que a Aegea atua. Saiba mais em:https://www.aegea.com.br/responsabilidade-social/
Sobre a Flamingo Comunicação
Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e também em público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Os conteúdos são elaborados por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Saiba mais em: http://flamingocomunicacao.com.br
Postado por saofranciscodosul em 17/nov/2023 - Sem Comentários
Um total de 20 conteúdos sobre temas ligados ao abastecimento de água tratadas, implantação da rede de esgoto e preservação dos recursos hídricos inscritos no 2º Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental foram reconhecidos em 4 categorias na noite de terça, 14 de novembro. Desenvolvida pelas concessionárias Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul – pertencentes ao Grupo Aegea, maior holding de saneamento do país – a premiação foi entregue aos autores dos melhores trabalhos produzidos em texto, áudio, vídeo e mídias sociais.
No total, foram inscritas 32 matérias e postagens de mídias sociais publicadas por 24 veículos de comunicação de Santa Catarina entre o dia 1º de janeiro e 29 de outubro deste ano. Critérios como criatividade, inovação na linguagem, técnica de reportagem, apuração das informações e zelo pela ética jornalística foram avaliados pelos jurados. A comissão julgadora foi formada por Billy Culeton, representante da Associação Catarinense de Imprensa (ACI); Giovana Pavei, professora de Comunicação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali); e Maristela Yule, da equipe de comunicação nacional da Aegea.
Os três primeiros colocados em cada categoria receberam premiação em dinheiro: R$ 7 mil para o primeiro colocado, R$ 3 mil para o segundo, e R$ 1,5 mil para o terceiro colocado, além de certificados para o quarto e quinto lugar de cada categoria, em um total de R$ 46 mil em dinheiro.
Reginalva Mureb, presidente das concessionárias da Aegea em Santa Catarina, destacou a importância do jornalismo para o setor de saneamento básico no Brasil. “A premiação busca justamente valorizar o trabalho realizado pelos profissionais de comunicação que cobrem o setor em nosso Estado, investigando, buscando todos os lados com transparência e evidenciando a urgência do saneamento básico para o nosso país, que impacta diretamente sobre a saúde das pessoas e sobre a preservação do meio ambiente”, cita Reginalva.
Gilson Zimmermann, coordenador do movimento nacional dos ODS Santa Catarina e que participou do evento de premiação, destacou o papel social dos veículos de comunicação em reverberar notícias ligadas ao saneamento básico e às causas sustentáveis. “O prêmio de jornalismo valoriza e destaca, cada vez mais, o papel fundamental da imprensa na busca por uma sociedade mais igualitária”, disse. Também participaram da solenidade de entrega o vice-prefeito de Camboriú, Júnior Cardoso; Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, e Rubens Filho, gerente da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.
Para Gerson Felippi, jornalista da Rádio Menina FM que conquistou o primeiro lugar na categoria Áudio, foi extremamente gratificante participar do 2º Prêmio Águas de Jornalismo, ajudando a exercer o papel social da imprensa de levar informação às pessoas. “Ainda mais para tratar de um assunto tão relevante que é o saneamento básico. Camboriú precisa urgentemente do sistema de esgoto e buscamos dar luz ao assunto, conscientizando as pessoas a cobrarem pelo serviço”, cita Gerson.
Premiado duplamente – com a primeira colocação em Mídia Social e quarto na categoria Texto – o jornalista Vilmar Carneiro, do portal Carneiro News, se declara satisfeito pelo reconhecimento profissional e pelo espaço de fala para tratar de assuntos ligados ao meio ambiente da região. “Mas quem ganhou mesmo foi o rio Iriri, foco da minha reportagem. Certamente seus lamentos e pedido de socorro serão ouvidos pela população, órgãos competentes e poder público. Que sua voz tenha um impacto positivo”, cita Carneiro.
Jornalistas premiados:
TEXTO
1) Fernando Assanti (Linha Popular)
2) Renata Rutes (Página 3)
3) Brunela Amarante Maria (Visor Notícias)
4) Vilmar Carneiro (Carneiro News)
5) Sabrina da Silva Quariniri (A Notícia)
VÍDEO
1) Luan Diego Vosnhak (NDTV Florianópolis)
2) Brunela Amarante Maria (Visor Notícias)
3) Thayná Santos Costa (NDTV Itajaí)
4) Juliana Senne (NDTV Itajaí)
5) Artur Bezerra (NDTV Itajaí)
ÁUDIO
1) Gerson Filippi Junior (Rádio Menina)
2) Mari Junkes (Rádio Câmara)
3) Anderson Rodrigo Vieira (Olhar do Vale)
4) Peeter Lee Grando (Rádio Conexão FM)
5) Liandro Ignacio Passos (Rádio Trans 99 FM)
MÍDIA SOCIAL
1) Vilmar Carneiro (Carneiro News)
2) Edenilson Pozzobon (Janelão)
3) Renata Rutes (Página 3)
4) Fladimir Rodrigues (Radar São Francisco)
5) Anderson Rodrigo Vieira (Olhar do Vale)
Postado por saofranciscodosul em 16/nov/2023 - Sem Comentários
Frentes de trabalho concentradas no bairro Ubatuba em São Francisco do Sul dão continuidade às obras de instalação da rede de coleta e tratamento de esgoto do município em diferentes ruas (confira a relação das ruas abaixo). A implantação da rede beneficiará moradores e comerciantes, bem como contribuirá para a recuperação do meio ambiente, garantindo a qualidade do efluente que volta para a natureza.
Os trabalhos são realizados por trechos e as equipes não necessariamente atuam em todas as vias simultaneamente. Mas é preciso cuidado e a compreensão de quem circula por estes locais, já que há previsão de interdições (parciais e totais) e desvios no fluxo. A atenção à sinalização deve ser redobrada para evitar acidentes, assim como a colaboração em não estacionar os veículos nestas ruas durante os períodos das obras.
Nos casos de emergências médicas ou de serviços essenciais (Bombeiros, Defesa Civil entre outros), a passagem será liberada.
Até dezembro de 2023, a previsão é de que o município tenha 30% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto e que este número chegue a 41% até o final de 2024. A cidade terá, até o final deste ano, mais de 120 quilômetros de redes coletoras na região dos balneários e, ao menos, 9.357 ligações domiciliares. A expectativa para os próximos meses é de assentar mais de 53 quilômetros de rede de esgoto.
Ruas com obras de esgoto
Rua João Paulo II
Rua Nepal
Rua Clair Lídia dos Santos
Rua Duque de Caxias
Rua Avenida Progresso
Postado por saofranciscodosul em 13/nov/2023 - Sem Comentários
Com base nos princípios de governança, Águas de São Francisco do Sul, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas fortalecem o departamento ESG
As práticas que envolvem sustentabilidade, responsabilidade social e governança estão cada vez mais em evidência no mundo. As concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas também seguem estes princípios e, para isso, vêm fortalecendo o setor de ESG (sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance).
O objetivo de criar um departamento como este é de fomentar práticas que vão além da prestação do serviço em si, como o inventivo ao trabalho voluntário, a postura honesta e transparente diante do mercado e da sociedade e o alinhamento com as ações propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para Pedro Escobar Senra, Coordenador Administrativo das concessionárias, uma empresa que investe nas ações de ESG tem mais peso dentro da sociedade, assim como seus órgãos e instituições. “Nossa intenção é auxiliar com o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos, mas principalmente repassar nossa postura como empresa honesta, transparente e de acordo com as diretrizes de complience”, completa ele.
Para tornar o alinhamento ainda mais direto, as concessionárias promoveram, na última quarta-feira (08), um encontro com os fornecedores com o tema: Sua parceria movimenta nossa vida. Durante o evento foram repassadas diretrizes sobre segurança, uma apresentação institucional e um bate-papo sobre o que se espera de parcerias a longo prazo.
“A intenção é de justamente deixar clara, cada vez mais, nossa postura como prestadores de serviço e o que estes fornecedores podem esperar de nós, como empresas. Temos uma postura muito séria diante do mercado de trabalho, onde se prima pela honestidade, segurança e governança”, completa Pedro.
Saiba mais sobre ESG
O termo ESG nasceu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais. Ainda em expansão fora dos círculos especializados, o conceito de ESG reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança.
Postado por saofranciscodosul em 09/nov/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que, devido a uma manutenção programada em uma adutora dos sistemas de abastecimento do município que será realizada nesta sexta-feira (10), pode haver precariedade no abastecimento nos bairros Reta, Tapera, Água Branca, Morro Grande, Laranjeiras e Paulas. Os serviços iniciam às 6h com previsão de cinco horas de duração. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa após a conclusão dos trabalhos.
Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e as necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 07/nov/2023 - Sem Comentários
Quem circula pelas ruas do bairro Ubatuba, em São Francisco do Sul, deve ficar atendo ao trânsito em razão dos bloqueios temporários para a implantação da rede coletora da rede de esgoto da Águas de São Francisco do Sul (confira abaixo as ruas com obras). A concessionária está trabalhando para instalação de tubulações, ligações, limpeza pós-obras ou recuperação das condições de trafegabilidade das vias.
Inicialmente, os trabalhos vão exigir somente o fechamento parcial destes trechos. Mas, para evitar incidentes, há sinalização indicando a alteração e os locais em que o estacionamento não será permitido. De preferência, os motoristas devem dar prioridade a rotas alternativas e os que necessitam transitar por esses locais devem diminuir a velocidade e ter atenção redobrada.
Os serviços fazem parte do programa de obras e ações de saneamento básico em implantação no município. Vilmar Pereira da Silva Junior, gerente de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que a meta é chegar até o final do ano com 30% de cobertura de rede de esgoto no município.
Em paralelo às obras, a concessionária segue com visitas porta a porta dos analistas de responsabilidade social para conversar com os moradores sobre a importância da conexão dos imóveis à rede de esgoto, bem com reforçar os benefícios do saneamento para a população. Os colaboradores que fazem a visita estão uniformizados e com crachá da concessionária.
Ruas em obras da rede de esgoto
Catanduvas
Rua Nepal
Clair Lídia dos Santos
Nepal
Papa João Paulo II
Mato Grosso do Sul
Macapá
Cristal
Rio de Janeiro
Macapá
Avenida Progresso