Arquivo de julho 31America/Sao_Paulo 2020

Programa inédito em SC leva aproximação entre empresa e cliente para plataformas digitais

Postado por saofranciscodosul em 31/jul/2020 - Sem Comentários

O novo coronavírus mobilizou a cooperação entre empresas de todo mundo para demonstrarem, na prática, a forma de serem ainda mais úteis e próximas da sociedade. Atenta a esse novo momento, a Águas de São Francisco do Sul traz para as plataformas digitais, de forma inédita e pioneira em Santa Catarina, o Afluentes Digital. A primeira reunião online do programa será realizada às 19h desta sexta-feira, 31 de julho, através do Google Meet. Na segunda, dia 3, será a vez da equipe da Águas de Penha se reunir com seus líderes via plataforma digital. No encontro, a concessionária vai ouvir, reclamações, críticas, opiniões e sugestões das lideranças comunitárias.

Mantido há vários anos pela concessionária, o Afluentes tem o objetivo de aproximar a empresa dos líderes comunitários e representantes dos bairros, que podem tirar dúvidas e dar sugestões ligadas ao sistema de água e esgoto. Em Santa Catarina, o Afluentes é realizado também pela Águas de Bombinhas e Águas de Camboriú.

“Cada um na sua casa, mas conectados, para ouvirmos atentamente as demandas, solicitações, críticas e também mostrarmos o que estamos fazendo para, mais rapidamente, avançarmos com a distribuição de água e com coleta e tratamento de esgotos em São Chico”, observa a presidente das concessionárias, Reginalva Mureb.

De acordo com Alex Schwabe, responsável por desenvolver o Afluentes Digital, o programa já se tornou uma ação tradicional da empresa. “Este é o momento de apresentar um pouco do trabalho realizado na cidade e tirar dúvidas da comunidade, além de promover orientações e ações de conscientização”, diz. Vários líderes já confirmaram presença no Afluentes desta sexta.

Águas de São Francisco do Sul conclui substituição da proteção dos hidrômetros no Centro Histórico

Postado por saofranciscodosul em 30/jul/2020 - Sem Comentários

Melhorar a segurança e colaborar na manutenção da atratividade de uma região de extrema importância para a construção histórica de Santa Catarina. Foi com esse propósito que a Águas de São Francisco do Sul realizou a substituição das 55 caixas de hidrômetros das ruas do centro histórico do município. Todo o trabalho foi realizado com o máximo de cuidado pela equipe da concessionária, sem que houvesse qualquer tipo de interferência no valor histórico da área.

Victor Aroeira, gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, destaca que as novas caixas vão contribuir para a melhoria da infraestrutura do centro histórico, aumentar as condições de segurança dos pedestres (estas caixas são instaladas no passeio), facilitar o trabalho dos leituristas e beneficiar turistas e moradores com um acesso adequado e seguro.

A requalificação das caixas atende a uma solicitação da administração do município e faz parte da proposta de valorização do Centro Histórico. O pedido inicial era para substituir 50 caixas, mas a concessionária identificou a necessidade de fazer 55 trocas. “Esta ação específica faz parte do processo de contribuição para a manutenção da infraestrutura história que é tão significativa para São Francisco do Sul”, destaca Victor. “Nosso centro histórico é belo e está mais preservado”, reforça.

Muitas das caixas substituídas estavam completamente danificadas ou mesmo nem existiam e colocavam em risco a segurança dos pedestres. Para o prefeito Renato Gama Lobo, a troca visa diretamente a segurança da população e de turistas. “Agradecemos o pronto atendimento da Águas de São Francisco do Sul na troca das caixas dos hidrômetros no centro histórico, espaço que possui muita circulação de pessoas que se encantam com nossos casarios antigos. Nosso objetivo maior é a segurança, além da estética das caixas dos hidrômetros junto ao nosso centro”, ressalta.

O patrimônio urbanístico e arquitetônico do centro histórico de São Francisco do Sul possui cerca de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1987. Antigos casarios em estilo colonial, sambaquis, igrejas, cerca de 150 casas e monumentos compõem o patrimônio tombado. No conjunto urbano estão os centros cívico e religioso e, no seu entorno, funcionam o comércio e empresas de prestação de serviços.

Águas de São Francisco do Sul lança programa Afluentes em formato digital

Postado por saofranciscodosul em 29/jul/2020 - Sem Comentários

Não há como negar que o coronavírus deixará marcas profundas na maneira como vivemos e de como as empresas se comunicam com seus clientes. Cada vez mais, é necessário estar na internet. A presença nas plataformas digitais é uma constante para a Águas de São Francisco do Sul, que utiliza estes espaços para apresentar seus serviços e estreitar o relacionamento com a população.

Neste momento de isolamento social, o Programa Afluentes, mantido pela concessionária para se aproximar dos líderes comunitários e representantes dos bairros, será realizado de forma digital. “Cada um na sua casa, mas conectados, para ouvirmos atentamente as demandas, solicitações, críticas e também mostrarmos o que estamos fazendo para, mais rapidamente, avançarmos com a distribuição de água e com coleta e tratamento de esgotos em São Chico”, observa a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.

A primeira reunião do Programa Afluentes digital será realizada às 19h desta sexta-feira, 31 de julho, através do Google Meet. O programa, inédito em Santa Catarina, é um espaço desenvolvido para que líderes comunitários possam representar seu bairro para tirar dúvidas e dar sugestões ligadas ao sistema de água e esgoto.

De acordo com Alex Schwabe, responsável por desenvolver o Afluentes Digital, o programa já se tornou uma ação tradicional da empresa. “Este é o momento de apresentar um pouco do trabalho realizado na cidade e tirar dúvidas da comunidade, além de promover orientações e ações de conscientização”, diz. Vários lideres já confirmaram presença no Afluentes desta sexta.

AGENDE-SE:
Reunião do Programa Afluentes Digital
Quando: sexta-feira, 31 de julho
Horário: 19h

Água tratada chega aos moradores da localidade de Cordeiros e Ribeira em São Francisco do Sul

Postado por saofranciscodosul em 28/jul/2020 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco do Sul acaba de concluir 150 metros de extensão de rede na comunidade dos Cordeiros, no bairro Laranjeiras, o que vai melhorar muito o atendimento aos moradores. A distribuição de água tratada na região era uma antiga reivindicação da comunidade, que antes contava apenas com água de poço. A concessionária também ampliou a rede em 60 metros no bairro Miranda, para atender a região da Ribeira.

De acordo com Ana Paula dos Passos Rosa, uma das responsáveis por mobilizar os moradores do Cordeiros para solicitar a extensão da rede, a comunidade comemorou a chegada da água tratada. Segundo ela, o fornecimento de água é muito importante para os moradores e vai melhorar a qualidade de vida da localidade.

A dona de casa Elicia Francisca da Cunha, que também foi beneficiada com nova a rede, reside no Acaraí e conta que agora vai conseguir mudar para o Cordeiros. Ela aguardava apenas chegar a rede para fazer a mudança.  “Estou muito feliz em receber água tratada e encanada em casa. Agora minha família tem outra vida”, pontua a também moradora do Laranjeiras, Rose Cordeiro.

Segundo o gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, Victor Aroeira, a concessionária tem compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da cidade, que inclui garantir o fornecimento adequado de água tratada de qualidade. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde infantil, além da expansão do turismo, da valorização dos imóveis, da renda do trabalhador e da preservação dos recursos hídricos.

Queila Maria Ferreira, residente na região do Ribeira há mais de 30 anos, não se cansa de elogiar a obra. Ela conta que usava água de poço, mas, para consumo próprio, tinha que comprar água mineral. Com a chegada do serviço, não tem mais este problema. “Melhorou muito a vida de toda a nossa família”, destacou.

Valorização imobiliária pode chegar a 14% em cidades com sistema de tratamento de esgoto

Postado por saofranciscodosul em 27/jul/2020 - Sem Comentários

As Estações de Tratamento de Esgoto trazem inúmeros benefícios à sociedade, como melhoria da saúde, preservação ambiental e valorização imobiliária. Um estudo do Instituto Trata Brasil aponta uma alta de até 14% no preço de um imóvel construído em uma área que possui rede de tratamento de esgoto em comparação com um similar onde o serviço não é oferecido em uma mesma cidade.

Esse é mais um dos aspectos positivos que a recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto da região das praias (ETE Ubatuba), construída pela Águas de São Francisco do Sul, promete trazer a moradores e investidores da cidade. Reginalva Mureb, presidente da concessionária, explica que investir em saneamento básico resulta em um ciclo positivo, com a melhoria do ambiente em geral, das condições de vida, redução da ocorrência de doenças, aumento da renda do trabalho, valorização imobiliária e patrimonial e aquecimento dos mercados.

O corretor de imóveis Antônio Lemmert, que trabalha em Ubatuba e atende a região das praias, lembra que quando começou a discussão para a construção da ETE, muitos moradores temiam que seus imóveis desvalorizassem e ameaçaram vender as propriedades. Atualmente, segundo o corretor, a situação é bem diferente. Ele conta que nos últimos 60 dias, por exemplo, vendeu dois terrenos nas ruas Salto Veloso e Ponte Serra, no bairro Ubatuba, com preços muito superiores aos anunciados em 2019. Ainda segundo Lemmert, por trás deste aumento está embutido toda a qualidade de vida que a implantação do sistema de tratamento de esgoto traz à região. “Os imóveis estão valorizando e continuará ainda mais”, completa.

Tratamento de esgoto

A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento no município. A Águas de São Francisco do Sul é uma empresa do Grupo Aegea que, em Santa Catarina, detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

Com 20 mil metros quadrados de área construída, a obra consumiu 1.200 metros cúbicos de concreto e 170 toneladas de aço. Durante sua execução, gerou 80 empregos diretos e 240 indiretos. A tecnologia utilizada na ETE é de Lodo Ativado, do tipo aeração prolongada, através de reator sequencial em bateladas. A nova estação vai contribuir para uma grande melhoria na saúde da população, preservação do meio ambiente e valorização imobiliária da cidade.

População utiliza totens de autoatendimento para pagar faturas de água e consultar débitos em São Francisco do Sul

Postado por saofranciscodosul em 24/jul/2020 - Sem Comentários

O uso do sistema de autoatendimento da Águas de São Francisco do Sul teve boa assimilação por parte dos clientes no primeiro mês de funcionamento. Desde que os equipamentos entraram em operação, em junho, foram realizados 40 pagamentos em cartão de débito e crédito, 123 consultas de débito e 46 emissões de segunda via da fatura.

 

Em São Francisco do Sul, os totens de autoatendimento ajudam a aproximar o usuário da concessionária neste momento de pandemia. Com isso, os clientes podem consultar débitos, emitir segunda via da fatura, fazer pagamento (débito e crédito) e parcelamento de conta, de forma simples e rápida. “Gradativamente, a tendência é que, com o passar do tempo, mais clientes tenham ciência da ferramenta disponível e utilizem com mais frequência”, avalia Felipe dos Santos Costa, responsável pelo setor de Arrecadação e Cobrança da Águas de São Francisco do Sul.

Os totens da cidade estão instalados no São Francisco Shopping (Barão do Rio Branco, 377, Centro) e no Mercado Chapecó (Duque de Caxias, 1100, Ubatuba). “A ferramenta traz praticidade de maneira fácil e intuitiva e atende as principais solicitações que tínhamos no atendimento presencial, que é a segunda via de fatura, consulta de débitos e pagamento”, completa Felipe.

 

O uso de totens de autoatendimento ganhou popularidade para negócios nos últimos anos, sendo utilizados nos mais variados segmentos de produtos ou serviços em todo o mundo. Isso pode ser atribuído ao fato de que os atuais consumidores exigem mais comunicação e liberdade quando precisam de informação. As novas formas de atendimento fazem parte das boas práticas adotadas pela Águas de Bombinhas desde o início do período de isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde.

 

Para proteger a equipe de colaboradores e os clientes, a concessionária substituiu, temporariamente, o atendimento presencial pelos canais de relacionamento online. O aplicativo Águas App, disponível gratuitamente para celulares Android e IOS, disponibiliza uma série de serviços a exemplo de emitir segunda via da fatura, comunicar precariedade de água, solicitar deslocamento de ramal, pedir vistoria de consumo ou consultar os débitos, entre outros. Para quem preferir, os mesmos serviços estão disponíveis também pelo site da concessionária www.aguasdesaofranciscodosul.com.br–

Águas de São Francisco do Sul conclui obras de melhorias no sistema de captação do rio Rita

Postado por saofranciscodosul em 21/jul/2020 - Sem Comentários

A concessionária Águas de São Francisco do Sul concluiu as obras de melhorias na captação do rio Rita. Os serviços realizados permitem o aumento de vazão, principalmente nos chamados períodos críticos. A obra também beneficia a Estação de Tratamento de Água do Rocio Grande, responsável pelo abastecimento da região central do município e da região dos balneários. “Essa é uma das ações da concessionária para garantir o aumento da oferta de água em períodos alto consumo ou de estiagem prolongada”, destaca Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária. Desde 2015, quando assumiu os serviços, a Águas de São Francisco do Sul aumentou em quase 30% o volume de água entregue a população.

Todas as melhorias que estão sendo realizadas têm o objetivo de garantir regularidade do abastecimento da cidade. As obras também reforçam o compromisso da concessionária em aumentar a oferta de água distribuída em São Francisco do Sul, conforme plano de ação apresentado ao Executivo e ao Legislativo no começo deste ano.

Entre as melhorias realizadas no sistema de captação e bombeamento do Rio Rita estão a interligação da segunda captação e a substituição do bombeamento, com o objetivo de incrementar a vazão. No local, também foi realizado o reforço da estrutura da adutora para aumento da segurança operacional e garantia da vazão da água bruta. As obras também possibilitam a alternância dos pontos de captação em casos de estiagens, o que possibilita a continuidade do serviço.

Águas de São Francisco do Sul já ampliou acesso à água tratada para mais de 31 mil pessoas

Postado por saofranciscodosul em 17/jul/2020 - Sem Comentários

Ao assumir a concessão em 2015, a Águas de São Francisco do Sul recebeu o município com cerca de 19 mil ligações de água. De lá para cá, a concessionária ampliou o atendimento em mais de 9 mil ligações. Isso representa, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera uma ocupação de 3,5 pessoas por residência, um acréscimo de cobertura no fornecimento de água tratada até 31,5 mil pessoas. São novos moradores, residências de veraneio, comércios e empreendimentos da cidade que surgiram desde que a empresa assumiu o serviço de abastecimento.

Bairros como Ervino, Vila da Glória, Estaleiro, Praia Bonita e Frias, que não recebiam água tratada, passaram a ser atendidos pelo serviço. Conforme a dona de casa Cleide Maria Souza, residente da Vila da Glória, com a chegada da Águas de São Francisco do Sul, a oferta de água no bairro melhorou muito.  Segundo ela, a água que chegava até as residências era suja e não servia para o consumo. “Tínhamos que comprar água mineral sempre”, lembra.  Na época, a água da rede de distribuição era usada basicamente para banho e lavar a roupa. “Para o preparo do alimento, sempre tínhamos que ferver”, lembra.  José Almir dos Reis, morador do bairro Frias, também destaca a importância da água tratada para os moradores da região. “Toda a comunidade esperava por este momento”, diz.

O acesso à água tratada é um direito dos brasileiros e o foco no trabalho da Águas de São Francisco do Sul é a universalização do sistema de abastecimento.  Atualmente, a concessionária atende mais de 50 mil pessoas e, em 2019, atingiu uma cobertura de 96% da população local, índice que era exigido para 2036, conforme contrato de concessão. “Sabemos o quão importante é para o desenvolvimento local ter o acesso à água de qualidade e a concessionária vem provendo esse avanço para a cidade”, destaca o gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, Victor Aroeira.

A água tratada deve ser utilizada na preparação dos alimentos, higienização pessoal e da própria residência. A água que chega nas torneiras de casa é uma garantia de qualidade para os moradores, principalmente nestes dias de pandemia. Ainda de acordo com Victor, “aqueles que fazem uso de fontes alternativas podem estar colocando em risco a saúde da família e de seus clientes”.

Covid-19

A Organização Mundial da Saúde classificou a doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19) como uma pandemia desde 11 de março de 2020. Desde então, diversas esferas governamentais do mundo têm mobilizado seus esforços e a respectivas populações ao enfrentamento desta doença, que cresce diariamente em número de acometidos e óbitos de forma surpreendente. A água é um fator fundamental nos cuidados para evitar a transmissão do vírus, seja nas ações individuais (como lavar bem as mãos com sabão e os utensílios utilizados por pessoas contaminadas) quanto nas coletivas (como lavagem e desinfecção de superfícies e ambientes externos).

Águas de São Francisco do Sul ajuda a ampliar a oferta de leitos para enfrentamento da Covid 19

Postado por saofranciscodosul em 15/jul/2020 - Sem Comentários

Em meio à crise de saúde pública provocada pelo aumento de internações hospitalares de pacientes da Covid-19 e os graves impactos na rede pública de saúde, a Águas de São Francisco do Sul fez ontem, 14 de julho, a complementação da entrega de equipamentos hospitalares à administração pública de São Francisco do Sul. Os itens vão ajudar a equipar o Centro de Recuperação Clínica Covid-19, instalado no bairro Água Branca. O pedido de doação à concessionária foi feito em abril pela prefeitura, em documento conjunto assinado com outras instituições.

Ao todo, a concessionária doou 15 leitos e diferentes equipamentos de atendimento à saúde pública. A Águas de São Francisco do Sul é uma empresa do grupo Aegea que, em Santa Catarina, detém também as concessões de Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas.  Somadas às doações feitas à administração pública de Camboriú, o grupo equipou, em Santa Catarina, um total de 31 leitos hospitalares que estão sendo utilizados no enfrentamento ao combate da Convid-19.

O objetivo é ajudar a melhorar a capacidade de prevenção, diagnóstico e superação do novo coronavírus. Nesta segunda etapa, foram entregues quatro cadeiras de rodas, duas camas com rodas de três posições, 15 kits portáteis de oxigênio e duas mesas de emergência. “O momento que vivemos é desafiador para todos. Como embaixadora da saúde, a concessionária segue firme cumprindo seu compromisso com a cidade. Decidimos participar dessa iniciativa, pois o momento pede colaboração”, pontua a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb.

Para o prefeito em exercício e coordenador do Comitê de Gestão de Crise da Covid-19, Walmor Berretta Júnior, o apoio da iniciativa privada está sendo essencial durante o período de pandemia. “Estamos com muitos parceiros envolvidos diretamente no cuidado da população e na doação de equipamentos necessários que serão utilizados não só agora no tratamento da Covid, mas também em ações futuras da cidade. A Águas de São Francisco é um desses parceiros. A união faz a força e nosso objetivo é sempre o bem-estar de toda a comunidade”, ressalta.

Investimentos em saneamento básico prometem estimular turismo de São Francisco do Sul

Postado por saofranciscodosul em 08/jul/2020 - Sem Comentários

 

Investimentos em saneamento básico estimulam o turismo e impacta diretamente em a cadeia econômica local. Uma das justificativas apontadas pelos especialistas para explicar este estímulo é a despoluição de rios, lagos e mares. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, se o serviço de saneamento básico no país fosse universalizado, o país teria um ganho de R$ 7 bilhões por ano com o turismo.  Além disso, com o setor valorizado, a geração de renda aumenta para os trabalhadores da área e para os comerciantes locais. Essas são algumas das vantagens que a recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto da região das praias (ETE Ubatuba), construída pela Águas de São Francisco do Sul, promete trazer a moradores e investidores da cidade.

Dados do Painel Saneamento Brasil apontam que há grande diferença no que diz respeito à renda do trabalho no turismo das pessoas com saneamento básico e os que residem em locais sem acesso aos mesmos serviços. Estima-se que, no Brasil, a diferença salarial desses trabalhadores é de cerca de R$ 1.200.

De acordo com a gerente do departamento de Turismo da Prefeitura de São Francisco do Sul, Jamile Machado Douat, a implantação do sistema de tratamento de esgoto é imprescindível para a manutenção da atividade turística do município. “Em especial com foco na região dos balneários, uma vez que cerca de 75% dos nossos visitantes vêm em busca do turismo de sol e praia. A balneabilidade das águas, aliada a investimentos em infraestrutura, é determinante para a escolha de uma localidade, uma vez que as pessoas estão mais conectadas com a natureza, preocupadas com a saúde e com o meio ambiente”, aponta Jamile.

A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento no município. A Águas de São Francisco do Sul é uma empresa do Grupo Aegea que, em Santa Catarina, detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

Com 20 mil metros quadrados de área construída, a obra consumiu 1.200 metros cúbicos de concreto e 170 toneladas de aço. Durante sua execução, gerou 80 empregos diretos e 240 indiretos. A tecnologia utilizada na ETE é de Lodo Ativado, do tipo aeração prolongada, através de reator sequencial em bateladas. A nova estação vai contribuir para uma grande melhoria na saúde da população, preservação do meio ambiente e valorização imobiliária da cidade.