Postado por saofranciscodosul em 25/mar/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que trabalha na noite de hoje (25), no conserto emergencial de uma adutora de água potável. Por esta razão, pode fazer precariedade temporária no abastecimento na região das praias. A normalização do abastecimento está prevista para a madrugada de domingo (26), de forma gradativa.
Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/
Postado por saofranciscodosul em 20/mar/2023 - Sem Comentários
Diferentes ações celebraram o mês das mulheres entre as concessionárias Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul. Um bate-papo entre as colaboradoras reforçou a importância do público feminino dentro das empresas, assumindo cargos nos mais diferentes postos. Além disso, as colaboradoras também celebraram o Dia Internacional da Mulher (celebrado dia 08 de março) com uma live especial, programada pela Aegea.
“A presença das mulheres não só no saneamento, mas em qualquer empresa ou cargo em que deseje estar, é fundamental para reafirmarmos a nossa posição na construção do mundo”, comenta Maraísa Mendonça, gerente de operações das concessionárias. “Nós incentivamos o trabalho feminino e temos profissionais nos mais variados cargos, desde operadora de Estação de Tratamento de Água, leituristas, no atendimento comercial, etc”, completa a gerente, que fez parte do bate-papo com as colaboradoras.
Além de celebrar a data com almoços entre as colegas, na última semana as funcionárias também assistiram uma live com o tema “Mulheres dão o Tom”, promovida pela Aegea. A live reuniu mulheres inspiradoras para falar de mercado de trabalho, conquistas, desafios e vida profissional e pessoal. As convidadas da live foram: a apresentadora Valéria Almeida, coordenadora do projeto Respeito dá o Tom, Keilla Martins, a estrategista Fernanda Gomes, a encanadora Jéssica de Souza, Raquel Montana do programa Vem com a Gente, e a superintendente da Programação Serviços Aegea, Camila Monteiro.
Para a presidente das concessionárias em Santa Catarina, Reginalva Mureb, manter a igualdade de oportunidades e salários entre homens e mulheres, assim como garantir os direitos das colaboradoras deveria ser uma atividade básica em qualquer empresa. “Temos muito orgulho em ter colaboradoras assumindo todas as funções nas concessionárias. Incentivar o desenvolvimento de suas carreiras é um crescimento que se reflete na sociedade” completa.
Postado por saofranciscodosul em 17/mar/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que devido ao rompimento de uma rede de distribuição causado por terceiros, pode haver precariedade e/ou redução de pressão no bairro Capri nesta sexta-feira (17). Equipes da concessionária trabalham no conserto da tubulação. A previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, no período da noite.
Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/
Postado por saofranciscodosul em 17/mar/2023 - Sem Comentários
Abastecimento de água durante a temporada de verão, tratamento de esgoto, atendimento à população, obras de ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto, recomposição das ruas por onde passa o sistema de esgoto e melhorias no abastecimento da Praia do Ervino. Esses foram os temas abordados pela direção e a equipe técnica da Águas de São Francisco do Sul, quinta-feira (17) na Câmara de Vereadores, durante audiência convocada pelo presidente do Legislativo, Leonardo Augusto de Camargo.
Participaram da audiência a presidente da concessionária, Reginalva Mureb, a gerente de operações, Maraisa Mendonça, e o coordenador de operações, Vilmar Pereira da Silva Junior. São Francisco do Sul terá 120 quilômetros de redes coletoras de esgoto na região dos balneários até o final de 2023 e ao menos 9.357 ligações domiciliares. No total, serão oito estações elevatórias de esgoto, 4.970 metros de linha recalquem e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Para este ano, a previsão é assentar 53,6 quilômetros de rede coletora de esgoto e construir mais seis estações elevatórias.
Durante a audiência, os vereadores destacaram a evolução do abastecimento de água na cidade, com ênfase para a oferta de água durante temporada de verão e os investimentos na Vila da Glória e na praia do Ervino. Eles também questionaram a direção da concessionária sobre os andamentos das obras da rede de esgoto, os impactos que eles causam na mobilidade urbana e necessidade de ampliar a fiscalização das empresas contratadas para realizar as obras da rede de esgoto.
Na praia do Ervino, onde foi registrado precariedade no abastecimento em alguns pontos durante o pico da temporada de verão, a concessionária já iniciou um estudo detalhado do sistema que indicar as melhorias necessárias para aumentar a oferta de água.
De acordo com a presidente da concessionária, a Águas de São Francisco do Sul está trabalhando com um planejamento rigoroso para que este seja um ano melhor do que o anterior, com fiscalização mais intensa para que a população receba um serviço como almeja 1e merece. A concessionária também ampliou a proximidade com os moradores levando as informações sobre o andamento das obras de forma individualizada e antecipada.
Nesse novo modelo, os colaboradores da área de responsabilidade social da concessionária visitam os moradores antes do início das obras, com informações detalhadas sobre os serviços. Além da orientação, eles deixam folhetos com informações sobre o sistema. Os moradores também são convocados a participarem de um grupo de rede social onde podem trocar informações com a concessionária. Antes de entrar em uma rua, a concessionária faz um levantamento detalhado das condições do local, que serve de referência para comparação ao final do trabalho.
Postado por saofranciscodosul em 16/mar/2023 - Sem Comentários
Você já parou para pensar na importância do controle de qualidade da água? Para atestar a eficiência do tratamento da água distribuída pela Águas de São Francisco do Sul, a concessionária acaba de divulgar o Relatório Anual da Qualidade da Água. O documento pode ser acessado através do seguinte endereço eletrônico: https://aguasdesaofranciscodosul.com.br/documentos/ e traz uma série de informações e explicações sobre o processo de tratamento e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, índice de cloro, entre outros dados.
O link com o endereço para acessar o relatório também pode ser encontrado na fatura de água. Além disso, mensalmente é realizada a divulgação dos resultados dos principais parâmetros analisados na fatura de água, em cumprimento ao Decreto Federal 5.440/2005, à Lei Federal 8.078/1990.
Juliana do Carmo, especialista de qualidade da água na concessionária Águas de São Francisco do Sul, explica que o controle de qualidade é realizado permanentemente em todo o sistema da cidade. As amostras recolhidas nos Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) são encaminhadas para um laboratório creditado, onde são realizadas análises em relação aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos.
Nas análises, são verificados fatores como turbidez, cor, concentração de cloro, flúor e PH, conforme as recomendações da portaria do Ministério da Saúde referentes às condições de consumo. “A ligação de água à rede de abastecimento dá a segurança sobre a origem da água que abastece os consumidores de Penha, que vem de estações de tratamento fiscalizadas pelo poder público e por agências reguladoras”, completa.
Postado por saofranciscodosul em 15/mar/2023 - Sem Comentários
Representantes Águas de São Francisco do Sul estiveram reunidos com representantes da prefeitura para discutir o apoio da concessionária na realização da 33ª Festilha. Este ano, a festa será realizada de 8 a 16 de abril com muita gastronomia, cultura e tradição, sempre valorizando a cultura local.
Os editais já estão abertos para quem quiser participar com artesanato, música (bandas ou DJs), apresentações culturais, entre outros. Para maiores informações, leia o edital na íntegra, disponível no site da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, na aba de Editais e Resoluções (https://www.saofranciscodosul.sc.gov.br/editais).
Participaram da reunião o coordenador de operações da concessionária, Vilmar Pereira da Silva Junior, o coordenador de comunicação da concessionária, Marco Campesatto, a secretária de turismo de São Francisco do Sul, Mariana Corrêa, o secretário de Meio Ambiente, Rafael Alexandre de Oliveira e o diretor do Samae, Sidiclei Silva Guimarães.
Postado por saofranciscodosul em 13/mar/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que devido às fortes chuvas ocorridas na madrugada e durante esta segunda-feira, dia 13, a captação do sistema que atende o município foi comprometida, obrigando a concessionária a trabalhar com pressões reduzidas. As manutenções das captações já foram realizadas e a recuperação do sistema está ocorrendo de forma gradativa. Até a completa normalização pode haver precariedade no abastecimento nos bairros Enseada, Capri, Ubatuba, Praia Grande, Itaguaçu (região dos balneários) e Vila da Glória.
Em situações como essa, a Águas de São Francisco do Sul orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por saofranciscodosul em 13/mar/2023 - Sem Comentários
Oitenta por cento da energia consumida nas concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas, todas em Santa Catarina, vem de energia renovável. O índice que era de 18% em 2021 chegou a 80% nos primeiros meses deste ano. Em 2022, as quatro concessionárias fecharam o ano com o uso de 70% de energia renovável.
Na prática, isso significa que as concessionárias vêm apostando no uso de energias renováveis e inovadoras para garantir o abastecimento da população. Henrique Gonçalves Mendes, responsável pelo Centro de Operações integrada das concessionárias, explica que a iniciativa de migrar para o Mercado Livre de Energia e para a Geração Distribuída teve início há alguns meses e se consolidou durante o ano passado.
“O consumo de energia elétrica através de fonte renovável traz uma série de benefícios para o meio ambiente. De forma prática, as concessionárias da Regional SC, parte do Grupo Aegea, que antes utilizavam fontes do mercado cativo tradicional como hidrelétricas, termoelétricas, passam a ser exclusivamente, para as devidas Unidades consumidoras de fontes geradoras renováveis, como usinas eólicas ou solares” explica Henrique.
A adoção de energia solar pela Aegea faz parte do compromisso da companhia em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões. O grupo faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões e, atualmente, 94% da energia consumida em todas as unidades de norte a sul do país é de fontes renováveis.
Em abril de 2022, a Aegea assumiu como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, o que reforça o compromisso da companhia na agenda ESG. Essa meta está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil.
Postado por saofranciscodosul em 07/mar/2023 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul vai distribuir folders com orientações sobre a instalação de tratamento individual de esgoto para os moradores do loteamento Jardim Noêmia, na praia do Ervino, e dar suporte ao município nas ações socioambientais de educação em saneamento. A orientação faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público, prefeitura e a Águas de São Francisco do Sul.
A região ainda não possui um sistema público de coleta e tratamento de esgoto. A implantação da rede coletora na praia do Ervino obedece ao cronograma de expansão do sistema, previsto no contrato de concessão. O Jardim Noêmia possui 1.674 lotes, com área total de 109,98 hectares.
Pelo acordo, a concessionária também se comprometeu a abrir espaço nas reuniões do Programa Afluentes, mantido pela Águas de São Francisco do Sul, para que o município leve informações aos moradores do loteamento sobre educação em saneamento. Cabe ao município orientar os moradores sobre a correta importância da instalação de sistema individual de tratamento de esgoto; proibir a ligação de esgoto residencial as galerias de drenagem pluvial, e orientar os usuários sobre os prejuízos gerados pelo direcionamento da água pluvial para o sistema individual de tratamento de esgoto, bem como para a rede pública de esgoto quando implantada.
A próxima reunião do Programa Afluentes na praia do Ervino será realizada no dia 30 de março, na sede da Gerência de Obras, com início previsto para às 19h. O principal objetivo do Afluentes é apresentar a concessionária com seus serviços, projetos e obras e, principalmente, ouvir as reivindicações da população.
O folder que está sendo distribuído pela concessionária apresenta três tipos de tratamento individuais: fosse séptica; filtro biológico e sumidouro. A construção deve seguir os preceitos da norma NBR 7229/93 e o cliente é responsável pelos custos.
Sistemas de tratamento individual de esgoto
Fossa séptica: unidade de tratamento primário de esgoto doméstico na qual acontece a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição de esgotos.
Filtro biológico: constituído por uma câmara, podendo ser material granular ou não, que servem de suporte de fixação de microrganismos aeróbicos, responsáveis pela conversão e oxidação de matéria orgânica e nutrientes. Os filtros biológicos são operados em série, para maximizar a nitrificação.
Sumidouro: unidade de depuração e de disposição final do efluente de tanque séptico. Para ser instalado é preciso levar em consideração o tipo de solo e a distância do lençol freático. O sumidouro é apenas usado onde não há rede coletora de esgoto.
Postado por saofranciscodosul em 06/mar/2023 - Sem Comentários
O andamento das obras e principais informações sobre a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto da região dos balneários, em São Francisco do Sul, já está disponível à população no site: https://aguasdesaofranciscodosul.com.br/sanearsaochico/. Com um novo design, mais interativo e dinâmico, o novo site garante mais facilidade de acesso e pesquisa dos clientes sobre informações úteis sobre a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município.
“O portal chega para facilitar ainda mais a vida dos clientes. Com este novo site, a população vai poder acompanhar o andamento das obras e ter informações atualizadas sobre elas”, acrescenta Marco Campesatto, coordenador de comunicação da Águas de São Francisco do Sul.
No site, o cliente encontra dados sobre calendário das obras, vídeos, respostas para as principais dúvidas, documentos e orientações com relação à implantação do sistema de esgotamento sanitário. A rede coletora de esgoto, que segue sendo ampliada, contará com uma estrutura diversificada, adaptada para cada região geográfica do município.
A primeira Estação de Tratamento de Esgoto da cidade de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba) conta com 20 mil metros quadrados de área construída e utiliza tecnologia de lodo ativado, do tipo aeração prolongada, através de reator sequencial em bateladas. Inaugurada em 2020, a ETE está contribuindo para uma grande melhoria na saúde da população, preservação do meio ambiente e valorização imobiliária da cidade. Tratará mais de 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões de litros na alta temporada.