Postado por saofranciscodosul em 28/abr/2022 - Sem Comentários
Com a queda das temperaturas, doenças como gripe e resfriados estão mais presentes no dia a dia das pessoas. Pensando na saúde e bem-estar dos colabores, a concessionária Águas de São Francisco do Sul realizou uma campanha de vacinação para imunizar seus colaboradores do vírus H1N1. A medida também foi adotada nas demais concessionárias de Santa Catarina: Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas. No total, aproximadamente 55% dos funcionários já foram imunizados.
Conforme Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS da Águas de São Francisco do Sul explica, todos os anos a empresa oferece a imunização aos colaboradores de forma totalmente gratuita. “O cuidado com o nosso trabalho inicia dentro das empresas, com as equipes que atuam nas ruas, no atendimento ao público. Olhar para a saúde dos funcionários é mais uma forma de cuidado com a nossa comunidade”, completa ele.
A vacinação é uma das maneiras mais eficazes para prevenir algumas doenças. Ela sensibiliza o sistema imunológico do organismo, fazendo com que crie defesas, anticorpos especiais contra uma série de doenças. A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas ela evita a propagação em massa de doenças, garantindo mais qualidade de vida e saúde.
Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, os profissionais devem estar devidamente imunizados para que o ambiente de trabalho esteja livre de risco de doenças que podem ser prevenidas. Vale lembrar que, para evitar a proliferação do vírus, além de tomar a vacina, outros cuidados importantes devem ser considerados como lavar as mãos, alimentar-se e hidratar-se bem, usar lenços descartáveis, evitar aglomerações e ficar em ambientes fechados.
Postado por saofranciscodosul em 26/abr/2022 - Sem Comentários
O Instituto de Meio Ambiente (IMA) concedeu a Águas de São Francisco do Sul a Licença Ambiental de Operação (LAO), o que assegura a manutenção da operação do sistema da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Ubatuba). De acordo com Tiago Santos e Souza, coordenador de Meio Ambiente da concessionária, a licença representa que o empreendimento está autorizado pelo órgão ambiental para funcionar em definitivo. A licença foi concedida após a avaliação de desempenho e efetividade dos controles ambientais.
“A ETE Ubatuba durante a fase de testes desempenhou com excelência, demonstrando eficiência no tratamento do esgoto recebido, bem como nos controles ambientais”, destacou Tiago. Para receber a Licença Ambiental de Operação, a concessionária cumpriu todas as condicionantes estabelecidas nas etapas anteriores, tais como Licença Ambiental de Instalação e Autorização para Testes, quando foram avaliados a eficiência do tratamento, monitoramento de ruídos e odores, qualidade de água subterrânea e do corpo receptor, bem como o monitoramento da ictiofauna, entre outras.
A Licença Ambiental de Operação possui validade de 48 meses, devendo ser renovada ao final deste período. “Vale ressaltar que a LAO estabelece inúmeras condicionantes que serão atendidas durante a operação do empreendimento”, acrescenta Tiago.
Postado por saofranciscodosul em 25/abr/2022 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul estima concluir a implantação da rede de esgoto nos bairros Enseada e Ubatuba durante o ano de 2022. O assunto, descargas monitoradas e a segurança no trabalho foram os principais temas da segunda edição do Afluentes Virtual, evento realizado na noite de terça-feira, 19. A reunião contou com a participação de lideranças comunitárias e representantes de bairros de São Francisco do Sul. O programa já se tornou uma ação tradicional da empresa.
No encontro, Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da concessionária reforçou aos moradores do bairro Enseada que já receberam as obras da rede de esgoto para que não efetuam a ligação do seu imóvel residencial ou comercial ao sistema, sem a devida autorização. De forma recorrente, a companhia tem identificado tubulações que estão recebendo esgoto irregular e os moradores foram informados sobre a não autorização.
“A interligação na rede antes do término das obras e sem autorização da concessionária pode causar extravasamento de esgoto nas ruas e calçadas e até retorno para dentro das residências”, explica Vilmar. Neste momento, a ligação dos imóveis à rede de esgoto nas áreas onde não tem autorização causa sérios danos ao meio ambiente, gera mau cheiro e compromete a qualidade de vida dos moradores. A líder comunitária Maria Regina Canonico elogiou a postura da concessionária de informar a população o andamento das obras que está realizando no município.
Durante a reunião, Vilmar também reforçou entre os presentes o que são descargas monitoradas realizadas pela concessionária. As descargas monitoradas são ações executadas pela Águas de São Francisco do Sul para circular a água na tubulação por um curto período de tempo. Geralmente a descarga de rede é realizada como contingência quando ocorre algum rompimento na tubulação – casos onde pode ocorrer alteração da cor da água. Para isso, a concessionária abre registros em pontos específicos da rede de distribuição de água, o que muitas vezes levas as pessoas a pensarem que são pontos de vazamentos.
A Águas de São Francisco do Sul lembra que controla o volume liberado na descarga e que essa ação é extremamente importante para manter a água que chega na sua casa com a melhor qualidade possível. Portanto, se você encontrar alguma descarga monitorada pela cidade, fique tranquilo. Lembre-se que estamos trabalhando para você.
Segurança do trabalho
As normas servem tanto para os colaboradores da concessionária como também para os das empresas contratadas, que prestam serviços para a Águas de São Francisco do Sul. “Todos os colaboradores e contratados passam por treinamentos para entender a filosofia e cultura da empresa”, pontuou Leonardo. Leonardo também destacou que diariamente são realizados diálogos sobre segurança do trabalho com os colabores, para que eles possam ter a percepção do risco que eles possam ter no dia a dia do trabalho. Desta forma, a empresa mantém não apenas a segurança das pessoas que estão trabalhando, mas também de toda a comunidade envolvida no entorno das obras que a companhia realiza.
Postado por saofranciscodosul em 20/abr/2022 - Sem Comentários
Os trabalhos para a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto em São Francisco do Sul esta semana estão concentradas nas ruas Bahia, Manaus e Macapá, no bairro Enseada, na região das praias. Durante a execução das obras, a Águas de São Francisco do Sul pede a compreensão dos moradores, já que pode haver interdição da passagem e movimentação de máquinas e operários nas ruas, o que poderá alterar a rotina das pessoas.
Atenção
A empresa destaca a importância de o cliente fazer a ligação de sua residência ou estabelecimento comercial à rede de esgoto disponível na via quando for autorizado pela concessionária. A conexão antes da autorização da concessionária pode trazer problemas de transbordamento enquanto que afeta a própria residência e a dos vizinhos. Nas regiões onde a empresa irá disponibilizar a rede, o cliente será informado, por comunicação impressa, sobre sua liberação para utilização e a importância dessa conexão e sobre o valor da taxa de ligação.
“Com a implantação da rede de esgoto, a população será beneficiada em saúde e qualidade de vida”, destaca Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul. O esgoto coletado será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba).
Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/ .
Postado por saofranciscodosul em 18/abr/2022 - Sem Comentários
Para auxiliar os clientes no pagamento das faturas de água e ainda oferecer benefícios em troca, a Águas de São Francisco do Sul firmou uma parceria com a PicPay para que os usuários do serviço possam pagar suas tarifas e receber parte do dinheiro de volta. A ação é promocional e tem prazo de noventa dias de duração.
A promoção é válida do dia 18 de abril até às 23h59, horário de Brasília, do dia 16 de julho e é exclusivo para o pagamento com cartão de crédito cadastrado no app do PicPay. Para pagamentos à vista, o cashback é válido apenas na primeira conta paga pelo PicPay e o desconto pode chegar a 40% de cashback, limitado a R$15.
Para pagamentos parcelados há o limite de um cashback por mês e por conta da Águas paga no app PicPay: de 2 a 5 vezes, 5% de cashback; de 6 a 11 vezes, 10% de cashback; e em 12 vezes: 20% de cashback. No pagamento parcelado, incorrerão juros mensais. O Cashback é calculado sobre o valor total (fatura + juros).
Guilherme Passos coordenador comercial da concessionária explica que esta é uma parceria que busca simplificar o dia a dia dos clientes, que podem pagar suas faturas de um modo mais rápido e ainda receber parte do valor de volta para pagamentos das próximas fatura. “A Águas de São Francisco do Sul trabalha para levar mais praticidade aos serviços de atendimento ao cliente, incluindo as formas de pagamentos mais ágeis e seguras”, completa Gleiciane Selau responsável pelos setores de arrecadação e cobrança da concessionária.
Como baixar o PicPay?
– Faça o cadastro seguindo os passos demonstrados na tela inicial do PicPay;
– Após o login efetuado, selecione a opção “Pagar conta”;
– Escolha entre ler ou digitar o código de barras manualmente. Em caso de faturas digitais, basta copiar o código de barras e selecionar a segunda opção;
– Confira o valor na tela e toque em “Próximo”;
– Confirme os dados bancários, sua forma de pagamento, a quantidade de parcelas e toque em “Pagar”.
Caso o pagamento seja aprovado imediatamente, o comprovante fica disponível no aplicativo. Em situações em que for necessária a análise de segurança do cartão de crédito, o cliente deverá aguardar o e-mail e/ou notificação do PicPay.
Postado por saofranciscodosul em 18/abr/2022 - Sem Comentários
Preocupada com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores, a Águas de São Francisco do Sul acaba de promover um encontro com os leituristas e representantes dos departamentos de Segurança do Trabalho e Jurídico para pensarem juntos ações efetivas para evitar ataques de cães bravos durante a jornada de trabalho. Todos os dias, esses profissionais ficam expostos a mordidas que podem causar sérias lesões físicas e psicológicas.
Além de representarem riscos de afastamento dos profissionais, os ataques podem também prejudicar o morador, que não terá a leitura do hidrômetro realizada. A concessionária considera que estes animais estão protegendo o território individual, mas seus tutores devem cuidar para que eles não prejudiquem a atividade de leitura, nem a integridade física das pessoas.
Keli Lopes Leite, analista ambiental da concessionária, explica que os profissionais da empresa recebem treinamentos e participam de palestras e cursos periodicamente que abordam o tema de prevenção contra ataques caninos, mas nem sempre é possível evitar que ocorram acidentes.
A recomendação para os proprietários de imóveis com cachorros é de que sinalizem o local com placas do tipo “Cuidado! Cão bravo”; que não deixe o animal escapar para a rua quando precisar abrir o portão; certifique-se de que o portão está bem trancado e instale o hidrômetro na caixa padrão, do lado externo do imóvel para evitar contato do cão com o leiturista.
Conforme Edinan Araújo Barbosa, supervisor de faturamento da Águas de São Francisco do Sul, o leiturista pode e deve se recusar a fazer a leitura se identificar riscos de acidentes devido a presença de cachorros. Conforme LEI 10.406/02 e LEI 3.688/41, o dono do animal é responsável civil e criminalmente por qualquer dano causado por ele.
Postado por saofranciscodosul em 13/abr/2022 - Sem Comentários
As frentes de trabalho Sistema de Esgotamento Sanitário de São Francisco do Sul avançam na rua Bahia no trecho compreendido entre a Teresina e Rua Recife e na rua Manaus entre as ruas Ceará e Bahia. Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da concessionária Águas de São Francisco do Sul, explica que a previsão da concessionária é chegar ao final do ano com 33% de cobertura de rede de esgoto no município.
Desde 2019, quando começou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Ubatuba – ETE Ubatuba – a concessionária vem investimento na implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto de São Francisco do Sul. “A coleta e o tratamento de esgoto melhoram as condições sanitárias e promove uma valorização imobiliária na região. Além disso, os recursos aplicados em saneamento ajudam a prevenir a proliferação de doenças ocasionadas pelo esgoto sem tratamento”, explica Vilmar Pereira.
Para que a população saiba quando e como pode se ligar à rede instalada, a concessionária entrará em contato com o morador informando que o sistema de coleta e tratamento de esgoto está pronto para receber a instalação da rede residencial e o prazo para que a interligação seja realizada, além de entregar panfletos orientativos. O esgoto coletado será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba).
Postado por saofranciscodosul em 07/abr/2022 - Sem Comentários
Com a evolução das obras da rede de esgoto no bairro Enseada, na região das praias, em São Francisco do Sul, a comunidade fica cada vez mais ansiosa para conectar suas residências na nova rede, porém Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que isso só deve ser feito depois da autorização da companhia. Após a conclusão dos trabalhos, os proprietários serão comunicados da autorização e orientados de como fazer a conexão da residência ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.
De forma recorrente, a companhia tem identificado tubulações que estão recebendo esgoto irregular e os moradores foram informados sobre a não autorização. “A interligação na rede antes do término das obras e sem autorização da concessionária pode causar extravasamento de esgoto nas ruas e calçadas e até retorno para dentro das residências”, explica Vilmar. Neste momento, a ligação dos imóveis à rede de esgoto nas áreas onde não tem autorização causa sérios danos ao meio ambiente, gera mau cheiro e compromete a qualidade de vida dos moradores.
Para que a população saiba quando e como pode se ligar à rede instalada, a concessionária entrará em contato com o morador informando que o sistema de coleta e tratamento de esgoto está pronto para receber a instalação da rede residencial e o prazo para que a interligação seja realizada, além de entregar panfletos orientativos. O esgoto coletado será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba).
A notificação é a garantia que a rede está testada e integrada ao sistema de esgotamento sanitário do município e de que o esgoto do imóvel será conduzido para tratamento nas instalações da ETE-Ubatuba. Caso não tenha sido notificado, o imóvel deve, obrigatoriamente, destinar os esgotos domésticos para a fossa séptica.
Postado por saofranciscodosul em 06/abr/2022 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul dá continuidade esta semana na instalação da rede de esgoto na rua Bahia, no bairro Enseada. Embora as obras com escavação e assentamento da rede coletora causem impactos temporários na vida dos cidadãos, a ampliação da rede de esgotamento sanitário é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população.
“O fluxo do trabalho depende de alguns fatores externos, a exemplo das condições climáticas adversas e períodos longos de chuva, que impactam no cronograma de obras. De todo modo, estamos concentrando todos os esforços da equipe para trazer mais conforto para a população”, acrescenta Vilmar Pereira da Silva Júnior, coordenador de operações da concessionária.
Dados do Instituto Trata Brasil mostram que o investimento no saneamento além de melhorar a vida dos habitantes expande a perspectiva de crescimento local e das pessoas. A falta de saneamento também pode fazer com que os locais turísticos percam sua atratividade tanto por questões estéticas ou mau cheiro, quanto pela proliferação de doenças de veiculação hídrica, como amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera. O Brasil ainda não trata metade dos esgotos que gera (49%), o que representa jogar na natureza, todos os dias, 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento.
Postado por saofranciscodosul em 05/abr/2022 - Sem Comentários
O Brasil registra todos os dias diversos acidente de trabalho. Diante disto, buscando uma prestação de serviço mais eficiente e sem riscos, as empresas investem constantemente em prevenção, treinamento e equipamentos. Em São Francisco do Sul, a concessionária Águas de São Francisco do Sul chegou à marca de mais de 750 dias sem acidente de trabalho com afastamento, ou seja, mais de dois anos sem incidentes.
Conforme Leonardo Sobreira Caleiro, técnico de Segurança no Trabalho (EHS) da concessionária, com a implantação do Programa de Instruções Normativas de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (Interage) na companhia, em 2018, foi possível estruturar procedimentos, treinamentos, inspeções em campo, entre outras ações que, com o passar do tempo, vem conscientizando os colaboradores e reduzindo os números de acidentes.
Entre os principais fatores determinantes para atingir esta marca estão o engajamento dos líderes e o cuidado mútuo entre os colaboradores, ou seja, “eu cuido de mim e cuido dos meus colegas”. “Somado a isso, vieram os treinamentos, orientações e diálogos constantes sobre a percepção de riscos no ambiente de trabalho”, acrescenta.
Atualmente, as orientações sobre segurança do trabalho na concessionária acontecem semanalmente através do Diálogo de Segurança, abordando sempre um assunto voltado para a prevenção de acidentes e indicadores. Já os treinamentos acontecem periodicamente, podendo ser mensais ou até quinzenais, dependendo do assunto e da demanda. “O ambiente de trabalho mais seguro e saudável acaba gerando uma atmosfera de convívio muito mais proativa, onde o cuidado e o respeito pelo próximo são percebidos e aplicados por todos”, completa Leonardo.