Postado por saofranciscodosul em 30/dez/2020 - Sem Comentários
O aumento excessivo do fluxo de turistas e o consumo elevado de água potável fez o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, estabelecer regras para o uso de água neste período do ano. De 20 a 28 de dezembro, a Águas de São Francisco do Sul produziu 335,666 milhões de litros de água tratada para atender a demanda de moradores e turistas.
O decreto municipal de 28 de dezembro de 3.517/2020 estabelece que a utilização da água distribuída deve ser unicamente para uso doméstico e higiênico. Pelo documento, a concessionária também está autorizada a estabelecer o racionamento no fornecimento de água potável à população. Em 2019, o decreto 3.259/2019 já estabelecia regras para ouso da água potável durante a temporada.
A estimativa da concessionária Águas de São Francisco do Sul para o verão passado era de que aproximadamente 206 mil pessoas passariam pela cidade na temporada. Este fluxo é muito superior ao volume de pessoas projetado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, que previa uma população flutuante de 60.509 turistas em 2019, o que elevaria o total para 108.459 pessoas na cidade. Em 2020, a previsão do plano é de 61.720 visitantes, gerando um total de 110.641 pessoas.
Por este motivo, o consumo consciente da água é fundamental. Os especialistas são unânimes em afirmar que a solução passa pela conscientização de todos os setores da sociedade. Governos, empresas e pesquisadores de todo o mundo trabalham para ampliar a disponibilidade de água, com o aprimoramento de iniciativas sustentáveis de irrigação na agricultura, a utilização de água de reuso na indústria, entre outras possibilidades. Na casa dos consumidores de São Francisco do Sul, não teria como ser diferente. “Morador e visitante podem e devem fazer a sua parte, buscando alternativas e colaborando para garantir a oferta de água para todos”, cita a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.
Postado por saofranciscodosul em 29/dez/2020 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul informa que, identificou um vazamento na adutora de água tratada, na BR-280, que atende a região das praias, segunda-feira (28), no final do dia. Equipes da concessionária trabalham no conserto da tubulação de 300 milímetros durante a madrugada desta terça-feira (29), por cerca de sete horas.
Devido a paralisação do fornecimento de água para a manutenção emergencial, pode haver precariedade no abastecimento nos bairros Paulas, Reta, Iperoba, Enseada Sandra Regina, Ubatuba, Itaguacu, Capri, Forte, Majorca e Praia Grande, nesta terça-feira. As pressões serão restabelecidas ao longo do dia, podendo levar um tempo maior devido ao alto consumo registrado neste período do ano.
Clientes que não tem caixa d´água no imóvel sofrerão mais os impactos da obra emergencial. A Águas de São Francisco do Sul sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água suficiente para atender o consumo de moradores durante 24 horas.
Para outras informações é possível entrar em contato com a Águas de São Francisco do Sul através dos seguintes telefones: 0800 595 4444 (para ligações de telefone fixo), 4063-9268 (para ligações de celular) e 99234-1414 no aplicativo Whatssap.
Postado por saofranciscodosul em 26/dez/2020 - Sem Comentários
A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.
Victor Vilella Aroeira, gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, explica que essas são formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais.
Outra atitude de consumo consciente de água é estar atento ao gasto hídrico dos produtos e serviços que você consome.
Confira algumas dicas para um consumo consciente de água:
– Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
– Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
– Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, essas duchas são inimigas do consumo consciente de água. Elas têm uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água, enquanto a a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.
– Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.
– Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.
– Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água (nenhum pouco consciente não?!). Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.
– Use um balde e um pano para limpar o carro.
– Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
Postado por saofranciscodosul em 21/dez/2020 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul acaba de concluir e colocar em operação a nova rede adutora de interligação do sistema de captação do Saí Mirim, o que permitirá aumentar o transporte de água bruta até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rocio. A obra é um complemento ao sistema de captação encontrado pela concessionária quando assumiu a concessão da gestão, ampliação e modernização dos serviços de abastecimento de água e implantação do esgotamento sanitário da cidade.
Com 1.300 metros de extensão, a rede de interligação da tubulação aumentará a capacidade de captação de água bruta de 60 litros por segundo para 90 litros por segundo. A captação do Saí Mirim é uma das principais fontes de água para tratamento do município, sendo também a que sofre menos impacto no período de estiagem, mantendo a boa vazão mesmo em longos períodos sem chuva.
A rede de interligação da adutora integra o conjunto de obras e intervenções realizadas pela concessionária dentro do plano de melhorias para a temporada de verão 2021. “Tivemos um ganho de 50% no volume de água captada para tratamento no Saí Mirim”, destaca Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária. Após a conclusão das obras foram realizados os testes de operação da nova interligação, momento em que a concessionária comprovou que a vazão prevista na simulação hidráulica da fase de projeto foi alcançada, validando o sucesso do planejamento e do investimento realizado.
A ETA do Rocio é responsável pelo tratamento do volume distribuído para toda a região insular de São Francisco do Sul. “Esta obra é fundamental para incrementar a oferta de água em todos os períodos do ano, ampliando a segurança operacional do sistema de abastecimento”, acrescenta Gabriel Buim, diretor executivo da concessionária. Com 315 milímetros de diâmetro, a adutora foi construída em Polietileno de Alta Densidade (PEAD).
As melhorias para a temporada de verão contemplaram também o desassoreamento da represa do sistema de captação do rio Laranjeiras e a dragagem da captação do rio Olaria, importante reservatório de água bruta do município. Com a dragagem do Olaria houve um aumento da capacidade de reservação local, que passou de 16 milhões de litros para 36 milhões de litros.
Postado por saofranciscodosul em 18/dez/2020 - Sem Comentários
Moradores e lideranças comunitárias de São Francisco do Sul conheceram, na noite de quarta-feira (16), o cronograma das obras de implantação da rede de esgoto no bairro Ubatuba. O andamento dos trabalhos foi apresentado pelos engenheiros Rudner Sapla e Pedro Escobar na última edição do ano do Afluentes Digital. O Programa Afluentes é uma iniciativa da concessionária para se aproximar da comunidade e representantes dos bairros e conhecer a fundo as demandas com relação ao saneamento básico.
A previsão é de que, até a segunda quinzena de janeiro, dependendo das condições climáticas, a empresa contratada pela concessionária conclua as obras de implantação da rede de esgoto do bairro. Durante o encontro, os engenheiros também explicaram aos moradores como é feito o processo de recomposição das ruas onde passa a tubulação. Conforme Rudner, o objetivo é devolver as ruas com a mesma qualidade encontrada antes de passar a rede de esgoto.
A rede do bairro Ubatuba faz parte da implantação do sistema de tratamento de esgoto sanitário da região das praias. Quando em plena operação (previsão até 2024), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), inaugurada em junho, terá capacidade para tratar cerca de 5 milhões de litros por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, com uma rede coletora de 190 km de extensão.
Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela concessionária de que as ligações poderão ser efetivadas.
De acordo com Alex Schwabe, responsável pela coordenação do Afluentes Digital, o formato online do projeto tornou-se uma referência no país. “Faço questão de destacar a importante participação das lideranças comunitárias e deixo aqui o meu agradecimento a cada um pelo empenho em se fazer presente nas reuniões. A participação de cada um foi determinante para o sucesso deste novo modelo de reuniões do Afluentes”, conclui.
Postado por saofranciscodosul em 17/dez/2020 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul entregou nesta quarta-feira (16) um total de 100 caixas d’água à Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Os reservatórios serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social que não tenham o reservatório, estejam inscritas no cadastro único do Governo Federal e sejam clientes da concessionária. O equipamento de reservação domiciliar é fundamental para que os moradores não fiquem sem água quando ocorrerem paradas temporárias de abastecimento para a realização de serviços de manutenção ou em situação de queda de energia elétrica.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente de São Francisco do Sul, Helena Pures Roldão, as caixas d’água serão distribuídas, principalmente, na comunidade do Majorca e Morro da Mina para famílias possuam uma deficiência de reservação de água. “Esses equipamentos possibilitam a estas famílias, que não têm condições financeiras de adquirirem o reservatório, não sofrerem tanto em caso de desabastecimento. Com certeza, terão uma qualidade de vida melhor”, comenta Helena.
Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária, explica que por meio do programa, a concessionária leva saúde, abastecimento e cidadania para as famílias em situação de vulnerabilidade de São Francisco do Sul. “É muito importante cada casa ter a sua própria caixa d’água para armazenar de maneira adequada”, completa.
Postado por saofranciscodosul em 16/dez/2020 - Sem Comentários
Postado por saofranciscodosul em 15/dez/2020 - Sem Comentários
A Águas de São Francisco do Sul comunica que pancadas de chuva forte na cidade e, em especial, na região do Distrito do Saí causaram danos nas estruturas físicas das captações de água e comprometeram o sistema de abastecimento na noite desta segunda, dia 14, podendo causar desabastecimento na ilha. Equipes da concessionária trabalham, neste momento, em ação emergencial para recuperar o sistema durante a madrugada, mas as pressões só devem ser regularizadas gradativamente durante a terça-feira, dia 15.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no (47) 99234-1414.
Postado por saofranciscodosul em 14/dez/2020 - Sem Comentários
Famílias em situação de vulnerabilidade social de São Francisco do Sul poderão ser beneficiadas com o programa de doação de caixas d’água, ação desenvolvida pela Águas de São Francisco do Sul, Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente. Vitor Aroeira, gestor operacional da concessionária, explica que a caixa d’água é um item de segurança extra às famílias nos períodos de manutenção do sistema ou de alto consumo. No total, serão entregues 100 caixas d´águas.
O equipamento de reservação domiciliar é fundamental para que os moradores não fiquem sem água quando ocorrem paradas temporárias de abastecimento para a realização de serviços de manutenção ou em situação de queda de energia elétrica. Conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter reservação compatível para atender os moradores durante, pelo menos, 24 horas.
A concessionária segue o cadastro único do Governo Federal como critério para definir as famílias que terão direito à doação dos equipamentos. “Por meio do programa, estamos levando saúde, abastecimento e cidadania para as famílias em situação de vulnerabilidade de São Francisco do Sul”, destaca Victor.
Postado por saofranciscodosul em 13/dez/2020 - Sem Comentários
O reparo em uma adutora de 300 mm pode gerar precariedade no abastecimento de água nos bairros Água Branca, Morro Grande, Paulas, Reta, Iperoba, Sandra Regina, Ubatuba, Itaguaçu, Capri, Forte, Majorca, Enseada e Praia Grande, em São Francisco do Sul, neste domingo à noite, dia 13. Técnicos da concessionária Águas de São Francisco do Sul já estão no local e a previsão é de que o abastecimento volte ao normal, gradativamente, na madrugada desta segunda.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de São Francisco do Sul pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no (47) 99234-1414.