Postado por saofranciscodosul em 28/jul/2022 - Sem Comentários
As obras para a implantação da rede de esgoto da região das praias em São Francisco do Sul estão concentradas, nesta semana, nas ruas Manaus (entre rua Bahia e rua Ceará) e Bahia esquina com Rua Macapá, todas no bairro Enseada. No trecho, os trabalhos seguem o método não destrutivo (MND). Nas ruas João Paulo II e Rio de Janeiro (entre Aracaju e Mato Grosso), os trabalhos seguem o método tradicional, com valas a céu aberto.
As obras permitirão que os esgotos produzidos nos imóveis do bairro sejam encaminhados para a Estação de Tratamento de Ubatuba (ETE Ubatuba). Pelo impacto positivo na qualidade das praias, as benfeitorias também beneficiam os inúmeros turistas que visitam o município todos os anos.
Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que a concessionária também trabalha para recompor a pavimentação com lajotas das ruas onde já foi implantado a rede do sistema de esgoto. Nesta, os trabalhos de recomposição estão concentrados na rua Manaus, entre a Alagoas e a Macapá.
Ligação
De acordo com Vilmar, com o projeto finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados serão notificados na fatura de água sobre o momento oportuno para interligarem a residência à rede, devendo solicitar a ligação em até 30 dias. Neste caso, a concessionária instalará a caixa de interligação, nos locais onde as caixas não estiverem implantadas. Caso o cliente não solicite a interligação, a legislação e a agência reguladora autorizam a concessionaria a cobrar pela disponibilidade dos serviços em atendimento aos investimentos realizados.
Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou empresa.
Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/
Postado por saofranciscodosul em 26/jul/2022 - Sem Comentários
Em busca de conscientização no consumo e preservação ambiental, a Águas de São Francisco do Sul migra no próximo dia 1º de agosto parte de sua estrutura para o Mercado Livre de Energia. Com isso, cerca de 65% do consumo de energia da concessionária será proveniente de fonte renovável (energia eólica). Inicialmente, serão inseridas dentro deste cenário a Estação de Tratamento de Água (ETA Rocio), captação do Saí-Mirim e booster Travessia, que representam cerca de 65% do consumo de energia da concessionária.
Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Regional SC, explica que a migração para o Mercado Livre de Energia busca consolidar o comprometimento do concessionário em fatores ambientais, sociais e de governança (ESG), contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
O Investimento no Mercado Livre de Energia também está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”: Consumo e Produção Responsáveis (12- Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis); Ação Contra a Mudança Global (13 – tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos ) e Vida Terrestre (15 – proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda ).
A modalidade do Mercado Livre de Energia faz parte do programa de modernização do setor elétrico nacional, ação fundamental para garantir o fornecimento de energia a todo o território. Nele, a compra de energia elétrica pode ser feita diretamente das empresas geradoras (as usinas) ou das comercializadoras, mediante contrato negociado entre as partes.
O Mercado Livre de Energia encerrou 2021 com 5.563 novas Unidades Consumidoras (UCs), número recorde para o segmento, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O Ambiente de Contratação Livre (ACL) começou a ganhar mais espaço no Brasil a partir de 2015 e hoje conta com 26,6 mil ativos de consumo, crescimento de 2,47 vezes nos últimos cinco anos. Atualmente, o segmento representa 34,5% de toda a energia elétrica consumida no Sistema Interligado Nacional – SIN.
Postado por saofranciscodosul em 22/jul/2022 - Sem Comentários
Com o objetivo de levar mais qualidade de vida à população de São Francisco do Sul, a Águas de São Francisco do Sul está intensificando as obras de expansão da rede coletora de esgoto, levando saneamento aos francisquenses. Nessa semana, as equipes da empresa responsável pela realização das obras trabalham nas ruas João Paulo II e Rio de Janeiro (entre Aracajú e Mato Grosso do Sul), no bairro Enseada, na região das praias.
Além das obras de instalação de rede, a empresa contratada pela concessionária Águas de São Francisco do Sul também está com obras de recomposição de pavimentação com lajotas nas ruas Macapá (entre Bahia e Ceará) e Manaus (entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso).
Ligação
De acordo com o coordenador operacional da concessionária, Vilmar Pereira da Silva Jr, com o projeto finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados serão notificados na fatura de água sobre o momento oportuno para interligarem a residência à rede, devendo solicitar a ligação em até 30 dias. Neste caso, a concessionária instalará a caixa de interligação, nos locais onde as caixas não estiverem implantadas. Caso o cliente não solicite a interligação, a legislação e a agência reguladora autorizam a concessionaria cobrar pela disponibilidade dos serviços em atendimento aos investimentos realizados.
Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio.
Postado por saofranciscodosul em 19/jul/2022 - Sem Comentários
Ao menos 112 estudantes da rede municipal de ensino de São Francisco do Sul e 28 professores já receberam os kits do Programa de Educação Socioambiental Saúde Nota10. Oferecida pela concessionária Águas de São Francisco do Sul desde 2017, a iniciativa, que já impactou cerca de 2 mil estudantes e 200 professores nesse período, leva para o universo escolar palestras sobre cuidados com o meio ambiente e reforça a importância do consumo da água tratada e da coleta e tratamento de esgoto. A expectativa é de que o projeto beneficie 499 alunos e 54 professores até o final de 2022.
O biólogo Luiz Gustavo Marzollo, analista de responsabilidade social da Águas de São Francisco do Sul, explica que a iniciativa tem o objetivo de levar educação ambiental para os alunos de forma lúdica e divertida. Palestras e cartilhas com informações sobre os serviços de saneamento da cidade ajudam os estudantes a se tornarem defensores do meio ambiente e promoverem as boas práticas ambientais.
Todos os estudantes que participam do programa recebem a cartilha de educação ambiental, “Mirinzinho no Mundo Encanado”. O material foi desenvolvido especialmente para o trabalho educativo realizado nas escolas. Atividades em sala de aula direcionadas de acordo com a faixa etária dos estudantes estão no cronograma de ações desenvolvidas dentro do programa.
““É importante trazer temas como esse para desenvolver, através dos jovens, o conhecimento na sociedade sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. Com ações como essa, conscientizamos nossos alunos e professores sobre a responsabilidade de cada um na preservação de onde vivemos”, reforça Marzollo. A iniciativa da concessionária também contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o ODS 6 Água e Saneamento (Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos) e com o ODS 15 (Vida Terrestre).
Postado por saofranciscodosul em 14/jul/2022 - Sem Comentários
O telefone do Corpo de Bombeiros Voluntários toca às 22h e uma voz nervosa avisa que há um deslizamento de terra, incluindo acidente com um carro e vítimas envolvidas no Monte Castelo, em São Francisco do Sul. A forte chuva que afeta a cidade por várias horas é um risco para moradores daquela região, devido ao risco de deslizamento. Na mesma ligação, a moradora diz que vizinhos teriam ouvido estalos nos reservatórios de água que ficam no alto do morro.
De imediato, uma equipe do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de São Francisco do Sul se desloca para o endereço apontado para entender o cenário. A Águas de São Francisco do Sul também é acionada para permanecer em alerta quanto aos reservatórios da concessionária no local. Polícia Civil, IML e integrantes do Exército são acionados para atender as vítimas e ajudar a evacuar as residências. Um reservatório de 1 milhão de litros desmorona e parte da cidade fica sem água.
A descrição de um incidente envolvendo chuva forte que resultou em deslizamento de terra, acidente com vítimas e o colapso do sistema de reservação de parte de São Francisco do Sul é resultado do 6⁰ Exercício de Ajuda Humanitária, coordenado pelo Exército Brasileiro. Por 3 dias, diferentes simulados foram realizados na cidade para treinar a eficiência e os diferentes tempos de respostas de todos os agentes envolvidos.
A Águas de São Francisco do Sul esteve diretamente envolvida com o exercício do Monte Castelo, onde supostamente teria desmoronado um dos 3 reservatórios da concessionária. A equipe operacional da empresa simulou a abertura de todos os hidrantes ligados àquele centro de reservação com o objetivo de minimizar os impactos para a população. O trabalho foi realizado em 1 hora e 8 minutos, o que é considerado excelente. “Participarmos de uma simular de situações reais em conjunto com instituições de segurança da cidade é fundamental para aprimorarmos continuamente nossos processos internos”, cita Vilmar Pereira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul.
“Com essa ação, será possível entregar um serviço de urgência, emergência e resposta de forma rápida, com economia de recursos e serviço de inteligência, conseguindo oferecer para a população os cuidados necessários” destacou o prefeito Godofredo Gomes.
Postado por saofranciscodosul em 07/jul/2022 - Sem Comentários
Atendendo a uma demanda dos moradores da Praia da Enseada, Praia Grande e Prainha, a Águas de São Francisco do Sul promoveu, no início dessa semana, uma edição especial do Afluentes – encontro entre comunidade e representantes da concessionária. O objetivo da reunião foi esclarecer dúvidas e oferecer informações específicas do bairro, que vem passando pela instalação do esgotamento sanitário.
O encontro foi promovido na Associação Comunitária da Enseada do Acaraí, em uma parceria com a presidente da Associação, dona Maria Hugue. De acordo com Alex Schwabe, responsável por desenvolver o Afluentes, cerca de 150 moradores estiveram no local esclarecendo suas dúvidas. “Foi uma reunião extremamente proveitosa, visto que aquela comunidade está passando por uma grande mudança e investimento na cidade, que é a instalação da rede de esgotamento sanitário”, comenta ele.
Já o coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, Vilmar Pereira da Silva Júnior, explica que um dos pontos mais importantes da noite foi a oportunidade de explicar pessoalmente à comunidade como funciona a prestação do serviço de tratamento de esgoto.
“Os moradores apresentaram dúvidas principalmente em relação ao pagamento da tarifa. Vale reforçar que, assim que recebem o comunicado autorizando a conexão da residência na rede coletora de esgoto, o morador já pode fazer a interligação” comenta ele. “Isso também significa que a partir desse momento o serviço de esgotamento sanitário já está disponível, ou seja, já está apto para ser tarifado” explica.
Postado por saofranciscodosul em 01/jul/2022 - Sem Comentários
A concessionária Águas de São Francisco do Sul tem se destacado quando o assunto é responsabilidade social no mundo dos negócios. Preocupada em conciliar ações de responsabilidade social com seu compromisso de levar qualidade de vida à população, a concessionária desenvolve no município os programas Afluentes Digital; Tarifa Social; Portas Abertas; Saúde Nota 10, de Olho no Óleo, Campanha do Agasalho, Projeto Arte nos Muros, Corrida Solidária, Projeto Pioneiros e e ainda dá suporte a Rede Sustentável.
O objetivo da concessionária é ser referência na adoção de práticas de responsabilidade social, que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. O diálogo com a comunidade, no entanto, é uma das práticas de responsabilidade social que mais chamam atenção na Águas de São Francisco do Sul. Periodicamente a empresa realiza encontros on-line com os moradores do município através do Programa Afluentes Digital.
“Com essas frentes de diálogo, a concessionária consegue garantir benefícios sociais duradouros para os moradores do município”, destaca a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb. Nesta agenda de responsabilidade social da empresa outro destaque é tarifa social, programa que garante desconto na conta de água para consumidores de baixa renda. Para ter direito ao benefício, é necessário fazer um cadastro na Águas de São Francisco do Sul e seguir algumas diretrizes, como fazer parte do cadastro único organizado pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A tarifa social tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro.
Compromisso
Estimular o pensamento “verde” entre os filhos dos clientes da concessionária, por sua vez, é a proposta do projeto Saúde Nota 10. O projeto proporciona aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio do município a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. Já o Projeto Portas Abertas tem o objetivo de receber visitantes para conhecer as instalações da concessionária como a Estação de Tratamento de Água (ETA) de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil de cada grupo, como a faixa etária.
Mobilizar a comunidade local é também uma das estratégias da concessionária. Em 2021, a empresa ajudou a consolidar a Rede Sustentável, iniciativa que busca somar forças no desenvolvimento de ações coletivas de interesse comum como, por exemplo, a arrecadação de roupas de inverno e cobertores para auxiliar a população que mais precisa.
A proposta do “Arte nos Muros – Consumo Consciente da Água é fazer os jovens sobre temas como consumo consciente da água, questões de sustentabilidade e uso consciente de recursos naturais, usando a grafitagem como artem. Além de aprenderem sobre o assunto, os alunos são incentivados a criar desenhos, dando asas à imaginação e criatividade. O Pioneiros tem o objetivo de estimular estudantes de escolas públicas a pensar de forma inovadora e propor soluções para o saneamento básico em suas comunidades.
Já a Corrida Solidária da Águas é realizada visando fomentar a saúde, o bem-estar e o exercício físico, mas também com o objetivo de promover a solidariedade. Isso porque o valor arrecadado com as inscrições é convertido em cestas básicas para doação ás famílias carentes do município.