Arquivo de outubro 31America/Sao_Paulo 2020

COMUNICADO: Águas de São Francisco do Sul trabalha em manutenção da adutora durante a madrugada deste domingo (01)

Postado por saofranciscodosul em 31/out/2020 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco do Sul informa que identificou um vazamento na rede adutora, na noite deste sábado (31). As equipes já estão atuando no local e foram realizadas manobras no sistema, a fim de reduzir os impactos no abastecimento. Os trabalhos devem ser concluídos durante a madrugada deste domingo (01).

Durante este período, os bairros de Morro Grande, Paulas, Reta, Iperoba, Capri, Praia Grande, Ubatuba, Majorca, Itaguaçu, Enseada e Sandra Regina podem sentir baixas pressões.

A Águas de São Francisco do Sul permanece à disposição. É possível contatar a empresa através dos seguintes telefones: 0800 595 4444 (para ligações de telefone fixo), 4063-9268 (para ligações de celular) e 99234-1414 no aplicativo Whatssap.

Águas de São Francisco do Sul vai dobrar capacidade de reservação de água bruta

Postado por saofranciscodosul em 29/out/2020 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco do Sul começa em novembro as obras de dragagem da captação no rio Olaria, investimento que prevê melhorar as condições de reservação e captação da água bruta para a cidade. A previsão é de que a obra leve 40 dias, dependendo das condições climáticas. A ação faz parte do programa de melhorias contínuas da concessionária, com foco na eficiência da operação. O início da dragagem – uma das principais obras da Águas de São Francisco do Sul para o verão 2020/2021 – dependia da liberação da Licença Ambiental Prévia, concedida nesta semana.

Com a obra, a capacidade de reservação de água bruta no local aumentará de 16 mil metros cúbicos para 35 mil metros cúbicos. O manancial da captação Olaria consiste em uma das principais fontes de água bruta do município, com adutora de água instalada para atender as estações de tratamento (ETA Rocio e ETA Vega). O Olaria é prioridade de fornecimento para a ETA Rocio, responsável pelo tratamento da água distribuída para todos os bairros da ilha, com exceção do Ervino, que é abastecido pela ETA Vega.

Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária, explica que a dragagem tem por objetivo ampliar o potencial de reservação de água bruta, aumentando a disponibilidade da captação no manancial mesmo em longos períodos de estiagem. O volume total a ser dragado é de aproximadamente 19,5 mil metros cúbicos. “Este volume corresponde a quatro vezes o volume total de todos os reservatórios disponíveis para abastecimento da região dos balneários, e aproximadamente oito vezes o volume total dos reservatórios de toda a região central do município”, acrescenta.

Águas de São Francisco do Sul alerta para que moradores não façam ligações ao sistema de esgoto sem autorização

Postado por saofranciscodosul em 27/out/2020 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco do Sul alerta aos moradores da região da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba) que não realizem as ligações dos imóveis ao sistema de esgoto sem a devida autorização. Os moradores serão comunicados pela concessionária assim que for permitida a realização da ligação do imóvel à Rede de Coleta de Esgoto. De acordo com o gestor operacional da concessionária, Victor Aroeira, a ligação prematura ao sistema pode acarretar diversos problemas para a obra, pois as equipes não podem continuar o trabalho com esgoto nos canos. Além disso, conexões não autorizadas estão sujeitas a multa.

A ligação indevida e antes do tempo também pode prejudicar os moradores, pois ocasiona vazamentos nas ruas ou o esgoto acaba retornando para a residência. De forma recorrente, a empresa já tem identificado tubulações que estão recebendo esgoto de forma irregular e os moradores foram informados sobre a situação. O Sistema de Esgotamento Sanitário está em implantação na região da comunidade do Majorca (Praia de Ubatuba).

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Francisco do Sul segue com assentamento da tubulação da rede coletora e instalação das caixas de Inspeção para que, no momento adequado, sejam realizadas as ligações domiciliares. Essa não é a primeira vez que a concessionária faz um alerta à população sobre a proibição de fazer a ligação antes da autorização. Da primeira vez, a empresa chegou a realizar uma panfletagem no bairro visando levar a informação ao maior número de pessoas possível.

Concessionária segue com obras de redes de esgoto para atendimento da população

Postado por saofranciscodosul em 23/out/2020 - Sem Comentários

Moradores da comunidade do Majorca, na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul estão sendo beneficiados com a chegada da rede de coleta e tratamento de esgoto. De acordo com o engenheiro Pedro Escobar Senra, da concessionária Águas de São Francisco do Sul, as obras de esgotamento estão dentro do cronograma. A previsão é encerrar o ano com 27 quilômetros de rede coletora. Deste total, 13 quilômetros já foram construídos. Além do assentamento dos tubos, já foram construídos mais de 650 metros de ligações domiciliares.  A estação trata cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, quando em plena operação  e beneficiar ao menos 6, 5 mil pessoas.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a concessionária se adequou seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir o acesso ao saneamento básico aos moradores da região. O sistema de tratamento de esgoto da região das praias faz parte da primeira etapa de um amplo projeto que visa levar mais qualidade de vida e saúde para a cidade. A concepção total do sistema para São Francisco do Sul abrange quatro estações: a do Majorca, para tratar da região das praias; uma para a região central; uma para o Ervino; e outra para a Vila da Glória.

De acordo com o engenheiro civil da Águas de São Francisco do Sul, Pedro Escobar Senra, nesta fase serão construídos 15,2 quilômetros de rede coletora de esgoto, implantadas 1.288 ligações domiciliares e inseridos 778 metros de interceptor – rede de coleta maior que receberá a carga das demais elevatórias do sistema. A rede parte do sistema de esgoto da região das praias, que conta com a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba).

Rompimento de adutora prejudica abastecimento em três bairros de São Francisco do Sul

Postado por saofranciscodosul em 16/out/2020 - Sem Comentários

A concessionária Águas de São Francisco do Sul comunica que, no começo da tarde desta sexta-feira (16), ocorreu um rompimento na adutora na BR-280, no bairro Rocio Grande. O rompimento pode provocar precariedade e baixa pressão nos bairros Morro Grande, Água Branca e Paulas.

Técnicos da concessionária já estão trabalhando no local e a previsão é que normalização do abastecimento ocorra de forma gradativa após a conclusão dos trabalhos, previstos para ocorrer por volta de 16h.

A orientação da Águas de São Francisco do Sul é para que os moradores destas regiões façam uso consciente de água. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da concessionária pelo telefone 0800 595 4444 e mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.

Campanha vai conscientizar população para se conectarem na rede de esgoto em São Francisco do Sul

Postado por saofranciscodosul em 15/out/2020 - Sem Comentários

A Águas de São Francisco do Sul prepara uma ação de divulgação para conscientizar os moradores da região das praias a conectarem o esgoto da residência no sistema de esgotamento sanitário da cidade. A coleta do esgoto está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida das pessoas e da comunidade. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o acesso à rede de esgoto também pode trazer uma valorização média de até 18% no valor dos imóveis. Além de elevar o valor dos ativos e empreendimentos imobiliários, o saneamento possibilita o aumento e a valorização das atividades econômicas que dependem de condições ambientais adequadas para seu exercício, como é o caso do turismo.

Os trabalhos de ampliação da rede seguem em diferentes frentes de trabalho. Para evitar o menor transtorno possível, as intervenções em vias públicas estão sinalizadas e são feitas por trechos. “É um grande benefício aos moradores e turistas de São Francisco do Sul”, destaca a presidente da concessionária, Reginalva Mureb. O projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, contempla também as ligações domiciliares, interceptor e construção de uma elevatória.

De acordo com o engenheiro civil da Águas de São Francisco do Sul, Pedro Escobar Senra, nesta fase serão construídos 15,2 quilômetros de rede coletora de esgoto, implantadas 1.288 ligações domiciliares e inseridos 778 metros de interceptor – rede de coleta maior que receberá a carga das demais elevatórias do sistema. A rede parte do sistema de esgoto da região das praias, que conta com a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba). A previsão é encerrar o ano com 27 quilômetros de rede. Deste total, 13 quilômetros já foram construídos.

A estação conta com um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia em nível terciário. A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento básico no município.

Águas de São Francisco do Sul recomenda fazer limpeza das casas de veraneio antes da temporada

Postado por saofranciscodosul em 09/out/2020 - Sem Comentários

O fim do ano está chegando e a vinda do calor reconecta as pessoas ao litoral. Para quem tem casa de praia, o feriado de 12 de outubro e os próximos finais de semana que antecedem o alto verão são boas oportunidades para colocar a casa em ordem e fazer faxina geral, principalmente se ela ficou fechada durante o ano.

Victor Villela Aroeira, coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, lembra aos proprietários de imóveis na praia e os responsáveis por locação da importância de limpar a caixa d’água neste período. A orientação vale para os que vão para a praia neste feriado de 12 de outubro.

A Águas de São Francisco do Sul recomenda que a limpeza seja feita antes do início da temporada. As pessoas que estiverem em veraneio em imóvel alugado devem exigir a garantia de que a caixa de água foi limpa. Outra recomendação da concessionária é para que os donos de imóveis no Litoral providenciem a instalação do equipamento conforme determina a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O reservatório domiciliar deve ter capacidade para garantir o consumo por, no mínimo, 24 horas. Desta forma, quem possui reserva domiciliar adequada tem menos chances de sofrer com o problema de baixa pressão ou precariedade de água nos períodos de maior consumo.

Programa Saúde Nota 10 constitui caminho importante para conquista da qualidade de vida

Postado por saofranciscodosul em 08/out/2020 - Sem Comentários

Saúde e educação são constantemente evocadas quando a questão gira em torno das condições de vida. A interação entre elas independe de onde ocorre – constitui um caminho importante para a conquista da qualidade de vida. A construção de práticas pedagógicas relacionadas a essa interação é um grande desafio frente às demandas que as escolas enfrentam. Nesse ambiente, de acordo Everton Kanzeler, diretor da Escola Básica Municipal Ida Beatriz, de São Francisco do Sul, o Programa de Educação Socioambiental Saúde Nota 10 desenvolvido pela concessionária Águas de São Francisco do Sul tem um saldo extremamente positivo para os alunos.

O projeto, que já vinham sendo oferecido há três anos, passou por modificações devido à pandemia mundial que o planeta atravessa. Com um formato totalmente digital, o programa atende crianças do 4º ano do ensino fundamental da rede pública. Além do Ida Beatriz, também estão sendo atendidas pelo programa as escolas Rogério Zattar e João Dias, todas no bairro Ubatuba. Além do material digital, as escolas beneficiadas pelo projeto acabaram de receber o material de forma impressa para ser entregue aos estudantes.

O Saúde Nota 10 trabalha noções de consumo consciente e a importância da água tratada para a saúde de todos nós. “Além disso, com a chegada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Ubatuba), foi abordado a importância do tratamento de esgoto como forma de evitar doenças que ainda atingem a nossa população”, acrescenta.

Luiz Gustavo Marzollo, biólogo e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de São Francisco do Sul, explica que os temas continuam focados na preservação ambiental, ecossistemas, importância da água para a vida na Terra e biomas. Em setembro o programa atendeu 150 estudantes, mas a expectativa é de que até o final do semestre sejam atendidos 450 alunos e envolvidos 30 professores no projeto.

“É importante trazer temas como esse para desenvolver, através dos jovens, o conhecimento na sociedade sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. Com ações como essa, conscientizamos nossos alunos e professores sobre a responsabilidade de cada um na preservação de onde vivemos”, destacou o biólogo.

Neste formato digital a cartilha Mundo Encanado é compartilhada com os alunos pela mesma plataforma onde eles assistem às aulas. No caso de São Francisco do Sul é a Class Room. “São atividades para colorir na versão impressa, vídeos educativos sobre saúde e saneamento e exercícios lúdicos que eles podem fazer em casa, neste momento de isolamento em que vivemos”, completa Gustavo.

Curso da Águas de São Francisco do Sul qualifica mão de obra para ligar corretamente o imóvel na rede de esgoto

Postado por saofranciscodosul em 05/out/2020 - Sem Comentários

O processo do tratamento de esgoto, ferramentas mais utilizadas por um encanador, instalações (embutidas, aparentes e enterradas) e o dimensionamento das instalações de esgoto foram alguns dos temas tratados no curso de preparação de mão de obra para Ligação Correta de Esgoto em Locais com Rede Pública ou em Tratamento Domiciliar realizado pela Águas de São Francisco do Sul. “Agora os participantes estão aptos a realizar o trabalho seguindo critérios técnicos, de forma a preservar o meio ambiente e a evitar problemas aos usuários”, explica Cristiane Rosa Madruga Pereira, supervisora de serviços da concessionária.

O treinamento gratuito, realizado em parceria com o Senai capacitou 21 profissionais para executar corretamente adaptações nas instalações hidráulicas das casas para se conectarem ao sistema de coleta de esgoto e sistema de drenagem pluvial de São Francisco do Sul. Cristiane explica que mais de 30 profissionais manifestaram interesse em participar do curso, mas devido a limitação de espaço e a necessidade de respeitar todas as medidas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, o número de participantes foi limitado.

O sistema de tratamento de esgoto de São Francisco do Sul conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de alta tecnologia em nível terciário. A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento básico no município.

Águas de São Francisco do Sul inicia ampliação da rede de esgoto

Postado por saofranciscodosul em 01/out/2020 - Sem Comentários

 

A Águas de São Francisco do Sul iniciou as obras de ampliação da rede coletora de esgoto no bairro Ubatuba, região do Majorca (bacia A). Com as reduções nos índices de casos da Covid-19 em todo o país, a concessionária está ampliando os investimentos previstos para o município. O projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, contempla também as ligações domiciliares, interceptor e construção de uma elevatória.

De acordo com o engenheiro civil da Águas de São Francisco do Sul, Pedro Escobar Senra, nesta fase serão construídos 15,2 quilômetros de rede coletora de esgoto, implantadas 1.288 ligações domiciliares e inseridos 778 metros de interceptor – rede de coleta maior que receberá a carga das demais elevatórias do sistema. A rede parte do sistema de esgoto da região das praias, que conta com à primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba). A previsão é encerrar o ano com 27 quilômetros de rede. Deste total 11, 8 quilômetros de já foram construídos.

A estação conta com um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia em nível terciário. A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento básico no município.